ACONTECE NA SERRA DO RIO

11ª Mostra de Teatro de Petrópolis inicia exibições online com espetáculos convidados

11ª Mostra de Teatro de Petrópolis inicia exibições online com espetáculos convidados

Começa nesta sexta-feira (19), a exibição dos 10 espetáculos selecionados da 11ª Mostra de Teatro de Petrópolis. A partir da primeira hora do dia, à meia noite, o público pode se programar para conhecer os trabalhos de artistas de Petrópolis escolhidos para esta edição do evento, que esse ano acontece totalmente on-line. As transmissões serão realizadas pelo canal do Youtube https://www.youtube.com/channel/UCTM4EsGzy3AEBiL2mMce8rA, por onde também estará disponível o vídeo do espetáculo convidado “Cheiro de Feijoada”. Será possível conferir um pouco do trabalho da atriz Ilea Ferraz, que também participa do evento com oficina e como jurada. A realização do evento é possível por meio de recursos obtidos pelos governos Federal e do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

Durante 10 dias, até o dia 27, o público e a banca de jurados, formada pelo crítico teatral Sérgio Fonta, a atriz Iléa Ferraz e o produtor Sandro Rabello, poderão assistir os espetáculos a qualquer momento.  E assim como os jurados, o público também poderá votar no melhor espetáculo. Opção é o que não vai faltar entre os selecionados: “Diário de Último Ato”, da Cia Plúmbea; “Mar de Mayã”, do Teatro de Garagem; “(R) Existir”, da Cia Teatro Livro Aberto; “Um Réquiem para Esmeralda”, do Grupo Palhastônicos e Teatro Circense Andança; “O Povo em Pé!”, da Satura Companhia de Teatro”; “Sem Palavras, Cem Risadas”, do Grupo Palhastônicos; “Mundo Cão ou a Incrível História do Cão sem Nome”, da Companhia Onírica; “A Mulher Maracanã”, do Denegrindo Coletivo de Teatro; “Nós”, da Sekreta Conexões Culturais; e “Tempos Verbais”, de Laércio Motta.

No dia 28 (domingo), será realizada uma live, para o anúncio dos vencedores por categoria. Além da premiação pela seleção, com R$ 6 mil, nesta segunda etapa os espetáculos serão avaliados nos quesitos: Melhor Espetáculo, Direção, Texto, Ator, Atriz, Trilha Sonora, Cenário, Figurino, Inovação e Categoria Especial. A novidade desta edição é a categoria Melhor Espetáculo por júri popular, na qual o público poderá votar no espetáculo de preferência.

Entre os selecionados tem espetáculos para todos os gostos:

“Diário de Último Ato”, da Cia Plúmbea – O espetáculo é um encontro íntimo entre a poeta Florbela Espanca e o público. Revive momento da trajetória em que ela se tranca no quarto, nas primeiras horas de 8 de dezembro de 1930, e deixa a recomendação de que não fosse incomodada até a manhã seguinte. É o último dia de vida de Florbela. Em cena, a atriz Ana Cecília Reis, com direção de Ronaldo Ventura.

“Mar de Mayã”, do Teatro de Garagem – O roteiro gira em torno do mar que invade uma pequena cidade e vai destruindo tudo o que encontra pela frente. Janú, um pescador não quer sair dali, enquanto Mayã, sua esposa anseia por mudança. Ela acaba morrendo no mar e em uma noite de lua cheia ela retorna na imaginação do atormentado pescador tentando seduzi-lo para seguir com ela em direção a sua nova morada. Em cena Paulo Marcos de Carvalho e Taís Alves, na direção de Josué Soares.

“(R) Existir”, da Cia Teatro Livro Aberto – O monólogo aborda o teatro, assim como o nome do espetáculo diz, é, sobre tudo resistência, que transcende o “existir” simplesmente, o “viver” cotidiano de cidadãos, sujeitos de direitos e deveres. Em cena, Fernando Vianna, sob direção de Márcio Negócio.

“Um Réquiem para Esmeralda”, do Grupo Palhastônicos e Teatro Circense Andança – O espetáculo apresenta a brasilidade explorada em um clássico Europeu. A partir da cultura popular com folguedos e multi tradições, a montagem traz outras cores à trama do Corcunda de Notre-Dame. No elenco, Andressa Hazboun, Dalus Gonçalves, Léo Gaviole, Luisa Alves, Renata Alves e Rose Assis, com direção de Madson José.

“O Povo em Pé!”, da Satura Companhia de Teatro” – O espetáculo apresenta conflitos e diálogos entre uma árvore centenária e o elemento fogo sobre questões que abordam diversas situações sobretudo, a ação do homem enquanto agente causador de queimadas e destruição da natureza. No elenco, Christiane Carvalho e Gabriel Cândido, dirigidos por Fred Justen.

“Sem Palavras, Cem Risadas”, do Grupo Palhastônicos – Cacareco, Flô Tulencya e Mortandela apresentam ao respeitável público cenas do circo tradicional O espetáculo mescla habilidades circenses, musicais e teatrais, mas com um desafio: sem palavras. No elenco Andressa Hazboun, Léo Gaviole e Madson José.

“Mundo Cão ou a Incrível História do Cão sem Nome”, da Companhia Onírica – O espetáculo aborda a história de um cachorro muito bonachão (Pelúcio) e uma gata muito mandona (Cat), que em meio a poesia de barris, latas, postes e ossos, o cão relembra sua história e de alguns ex-donos bem maluquinhos. Em cena, os atores Christiane Carvalho, Luciane Fortunatto, Lu de Oliveira e Nathan Cardoso são dirigidos por Paulo Marcos de Carvalho.

“A Mulher Maracanã”, do Denegrindo Coletivo de Teatro – É o que se pode denominar de “espetáculo-fundação” do Coletivo de teatro Denegrindo. A obra pretende narrar a historia de Soninha Maracanã, artista de grande importância na cidade de Petrópolis. No elenco, Ariel Barbosa com direção de Joice Marino.

“Nós”, da Sekreta Conexões Culturais – Espetáculo poético-musical que traz à luz da reflexão, situações de vulnerabilidade vividas por mulheres, descontetes com os padrões sociais impostos. O texto traz além da poética, a discussão sobre o direito de ser livre e poder fazer as próprias escolhas. Em cena Regina Elena Guimarães.  

“Tempos Verbais”, de Laércio Motta – A peça apresenta três narrativas acerca da pandemia. Uma destinada ao passado, um reencontro virtual. Outra, destinada ao presente, um homem que tenta influenciar pessoas durante o isolamento social. E a última, destinada ao futuro, uma história sobre o fim do mundo. No elenco, Laércio Motta. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.