15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Criada em 2006 durante uma reunião entre representantes de
diferentes países e coordenada pela ONU (Organização das
Nações Unidas) e Rede Internacional de Prevenção à Violência à
Pessoa Idosa, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado neste dia 15 de junho, promove debates e ações de prevenção contra diversos tipos de agressões sofridas por essa população.
Para falar sobre esse assunto, procuramos Silvana Coelho,
especialista em consumidor 60+, que há 25 anos trabalha com esse
público.
Acontece – Silvana, qual a importância dessa data?
Silvana: Na minha opinião, é uma data oportuna para falar sobre o tema e
incentivar o cuidado no trato com pessoas de idade avançada. Por
conta das limitações da idade e da maior propensão às doenças
crônicas, muitos idosos se tornam mais vulneráveis à violência. Por
conta disso, exige-se reflexão para evitar essa prática.
Acontece – O que mudou nesses 25 anos em relação a pessoa idosa?
Silvana: Na verdade o que mudou foi muito mais o comportamento do
idoso, Apesar da fragilidade ocasionada por limitações físicas,
atualmente os idosos se posicionam, estão no mercado de trabalho,
consomem e são formadores de opinião.
Infelizmente, a questão da violência contra a pessoa idosa vai além
de agressões físicas. Existe a violência moral, verbal, psicológica,
os desfalques e o preconceito disfarçado de indiferença.
Acontece – Como você define este cenário no Brasil?
Silvana: Já somos mais de 30 milhões de pessoas acima de 60 anos e 60
milhões com mais de 50 anos. Uma pesquisa realizada pela PwC (antiga PricewaterhouseCoopers) mostra que em 2030, a população do país terá mais pessoas com mais de 60 anos, do que crianças de 10 anos ou menos. Sinceramente não sei se estamos preparados para isso. Ainda é
algo subestimado pelo Poder Público e muitas empresas.
Acontece – Qual é a sua contribuição para a mudança desse cenário?
Silvana: Ao longo de 25 anos trabalhando diretamente com o público
idoso, na comunicação, turismo e gastronomia, pude observar os
seus anseios, receios e o potencial incrível que eles têm. A região
serrana é reconhecida internacionalmente principalmente pela
riqueza de atrativos turísticos e gastronômicos .Diante desse
cenário e necessidade urgente de nos prepararmos cada vez mais
para lidarmos com o consumidor 50 mais, decidi juntar toda minha
bagagem profissional e transformá-la em um MÉTODO EMPÁTICO.
Pelo qual, através de uma dinâmica motivacional temos a
experiência de ser idoso e somos capazes de entender suas
necessidades e desejos. Com o objetivo de potencializar a
qualidade nas relações familiares e de serviços de atendimento ao
público 60+.
De acordo com Silvana, promover a longevidade com qualidade é um trabalho de hoje para o futuro. Afinal de contas, quem não quer viver mais e melhor?
Os interessados podem contatar a especialista pelo telefone abaixo:
Silvana Coelho – Especialista em Consumidor 60+
Informações: (24)99221-3838