8 Dicas para dar cara nova ao seu banheiro
Colunista Fernanda Lopes
Um cômodo pequeno, mas de extrema importância por ser o local destinado à nossa higiene e autocuidado. Devido a essa importância, os fabricantes de materiais, têm oferecido cada vez mais opções e tecnologias para tornar o banheiro um ambiente cada vez mais prático e agradável.
Nesta matéria separei umas dicas e inspirações que vão te ajudar desde a dar uma repaginada nas coisas ou até mesmo a fazer uma reforma geral.
1 – Cores
O banheiro tradicional é aquele branquinho, certo? Para quem optou por essa tendência de colocar o revestimento até o teto somente na área do box e deixar o restante em meia parede, uma boa dica é utilizar essa faixa de parede sem cerâmica para se expressar criativamente. Por ser muito mais fácil realizar uma pintura do que trocar revestimentos, você fica mais livre de escolher uma cor vibrante e mudar quando quiser renovar de novo.
Caso você tenha o banheiro todo coberto com revestimento, a dica é utilizar adesivos para dar novos ares – seja nas paredes ou até mesmo no piso. Assim como a pintura, eles vão ter uma boa durabilidade e podem ser trocados ou simplesmente retirados com facilidade e sem quebra-quebra.
Quando for procurar adesivos para o seu banheiro, se certifique de que sejam apropriados para ambientes com umidade.
2 – Metais
A simples troca dos metais de seu banheiro pode proporcionar muitas mudanças. Desde a parte estética, como também relacionada à economia. Trocar uma torneira que está pingando não é luxo, é necessidade. Escolher uma torneira que economiza água então: é uma jogada de mestre!
Trocando também os suportes de toalhas, papeleira e registros por um padrão que combine, deixará tudo mais sofisticado com certeza.
3 – Espelhos
Já estamos cansados de saber que os espelhos são verdadeiros ninjas no que diz respeito a espaços pequenos, não é mesmo? Isso se deve ao fato de que ele reflete a luz no ambiente, além de dar a sensação de duplicar o espaço.
Uma simples mudança de um espelho pequeno para um espelho de tamanho mais proporcional ao tamanho da bancada, ou até mesmo se prolongando sobre a área da bacia sanitária já é uma mudança e tanto para o ambiente.
Há também a opção do espelho Adnet, esse espelho redondo com um suporte de couro ecológico que dá toda uma personalidade e estilo.
4 – Iluminação
Agora que já falamos em espelhos e como refletem a luz, vamos falar da fonte dessa luz, certo?
Você pode sim investir em luminárias diferenciadas para o seu banheiro. Isso dará um toque de personalidade e também agrega um ponto de destaque à decoração.
Misturar lâmpadas brancas e amarelas também vão ajudar muito a dar um clima mais relaxante na hora do seu banho – deixando acesa só as amarelas, ou uma luz mais nítida – com a branca – para se maquiar ou barbear, por exemplo.
5 – Móveis descolados
Substituir um balcão e armários antigos por novas peças com certeza trará novos ares ao seu banheiro. Desde modelos bem minimalistas, até aqueles armários para quem gosta de armazenamento no banheiro. Mas busque substituir somente para repor, caso seus móveis estejam em boas condições, retire com cuidado para vender ou doar.
Balcões com tulha para esconder a roupa suja e armário aéreo com a frente toda espelhada são uma tendência que não só deixa tudo mais bonito, como também facilita demais a manter tudo organizado e sem baguncinhas à vista.
As prateleiras sob a bancada são mais recomendadas em lavabos ou banheiro social, onde não for necessário armazenar muitos itens de uso pessoal e onde é possível deixar apenas uma decoração minimalista.
6 – Madeira
Seja nos armários ou nos revestimentos, essa é uma boa pedida para deixar o ambiente mais acolhedor.
Para revestimentos, usamos apenas o efeito aplicado nas cerâmicas, uma vez que utilizar madeira em áreas molhadas não é recomendado.
Para os móveis seja em balcões ou armários aéreos, você pode optar por tê-los em madeira mesmo, ou em MDF com acabamento em efeito de madeira. Apesar do mito de que o MDF estragaria, ele é bem resistente para o ambiente do banheiro e exige poucos cuidados.
Um banheiro todo branco com apenas os móveis em tons de madeira pode ficar muito bonito e aconchegante, pois a madeira transmite também uma sensação de calor.
Há também quem utilize a madeira em bancadas com uma cuba de semi encaixe ou de apoio. Eu, pessoalmente não recomendo o material para bancadas, pois mesmo que esteja muito tratada, ela tem muita porosidade e vai acumular mais germes do que uma bancada de pedra, porcelanato ou vidro – mesmo que se limpe com muita frequência.
7 – Cubas
Agora que já tocamos nesse assunto, no tópico anterior vamos falar da variedade de cubas para banheiro que temos hoje no mercado. Você pode optar por cubas de apoio, de embutir, de semi encaixe, de sobrepor…
Fora os formatos que podem ser quadrado, redondo, oval, retangular…
Há ainda as cubas esculpidas, porém esse tipo eu não costumo recomendar, pois ainda demandam muito trabalho para higienizar tudo direitinho e eu sou muito fã de praticidade.
Além dos modelos há também materiais diversos para as cubas que podem ser de cerâmica, aço, pedra, concreto e etc…
O bacana é sempre pesquisar bem sobre o tipo de material e escolher o que melhor se adequa à sua rotina, ok?
8 – Nichos
Uma forma simples, barata e super fofa de acrescentar um toque decorativo em seu banheiro. Além da estética eles acrescentam espaço de armazenamento e permitem também mesclar itens de necessidade com pequenas decorações, difusores de aroma e o que mais desejar.
Caso for instalar nichos, minha dica é estudar a circulação no ambiente e aproveitar cantinhos não utilizados, mas sempre tomando cuidado para que os nichos não fiquem no caminho de ninguém.
Bom, essas foram minhas 8 dicas com muitas inspirações de ambientes onde podemos vê-las aplicadas. Espero que tenha gostado e se precisar de ajuda profissional, me contate através do meu Instagram: @fernandalopesinteriores que terei satisfação em lhe ajudar.
Um abraço e até a próxima!