ACONTECE NA SERRA DO RIO

Agricultura sustentável e sua mesa: como incluir os alimentos in natura e menos processados na nossa alimentação?

Agricultura sustentável e sua mesa: como incluir os alimentos in natura e menos processados na nossa alimentação?
COLUNA NUTRIÇÃO

Ao falarmos sobre o consumo de alimentos mais naturais, que são também os mais nutritivos, é essencial considerar os legumes, verduras e frutas disponíveis em grande variedade em feiras, hortifrutis e mercados. Estes podem ser incluídos  em diversas preparações ao longo do mês evitando a repetição ou o tédio, já que nossa alimentação está diretamente relacionada com nossa rotina, nossos hábitos e experiências. Ao incluir novos alimentos na nossa dieta devemos levar isto em consideração.

Sempre achei importante e interessante explorar os locais que comercializam esses alimentos na cidade, como as feiras e hortifrutis, que além de serem espaços a que estamos acostumados, ajudam-nos a conectar com os produtores próximos, assim garantindo a origem e a qualidade do que compramos. Porém antes de explorar, poderemos fazer uma lista com as preparações novas que pretendemos comer ao longo da semana e assim obter os ingredientes certos, sem medo de desperdícios. Estar neste ambiente, observar, cheirar, tocar os alimentos e temperos é uma forma de nos aguçar a curiosidade e de nos fazer sentir vontade de cozinhar e comer. Se caso não soubermos preparar, podemos buscar receitas sempre!

Reafirmo que a qualidade desses alimentos vindos da horta é de extrema importância pois são a base da nossa alimentação. Verificando a origem saberemos se os produtos vêm da mesma região de onde vivemos, se são de grandes produtores ou se o alimento vem de agricultura familiar, se há utilização de agrotóxicos que prejudicam o meio ambiente, dentre outros. Esses fatores são cruciais e transmitem confiança na hora da compra. Conversar com feirantes e produtores é uma forma de sanar dúvidas,  favorecendo e estimulando a produção local. A sazonalidade é outro ponto importante que devemos levar em consideração nesse momento, pois os alimentos de cada época e cada estação do ano são produzidos em grande quantidade, o que garante um preço mais acessível e um alimento mais saboroso e mais nutritivo, sem necessidade do uso de agrotóxicos.

A alimentação é uma jornada repleta de descobertas. Ao explorar as cores e sabores das frutas, legumes e verduras, estamos alimentando e nutrindo não apenas o corpo, mas também a alma. E ao escolher produtos frescos e de qualidade ecológica, estamos cultivando um futuro mais saudável e sustentável.

  • Daiane Oliveira é nutricionista, formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.