Alunos de Teresópolis se destacam na Olimpíada Brasileira de Matemática
- Matéria Publicada no G1 Região Serrana em 12/08/2015
Medalhistas de prata e bronze entre aproximadamente 18 milhões de estudantes inscritos em todo o Brasil, os alunos de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, Gabriel Macedo de Luna, Richard de Carvalho Gonçalves e Daniel de Freitas Quintanilha foram premiados pelo desempenho na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP.
“Sou apaixonado por matemática desde criança, é a minha matéria preferida! Os números vêm na minha cabeça e consigo fazer tranquilo todas as questões”, explica Gabriel. Para sua mãe, Fernanda Macedo de Luna, o gosto do filho pela matemática é tão grande que ele passa suas horas vagas entrando em sites e pesquisando novos problemas. “Ele gosta muito! Tudo o que envolve matemática ele procura saber. Lê muito, pesquisa em sites e muitas vezes antes da escola apresentar a matéria ele já sabe alguma coisa”, conta.
A olimpíada é uma promoção do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – que tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A premiação aconteceu no Rio de Janeiro, mas antes os alunos ganharam um tablet da Secretaria Municipal de Educação, oferecido como reconhecimento pelo desempenho.
(Foto: Divulgação/PMT)
Outro medalhista de prata, o aluno Richard de Carvalho Gonçalves, também da Escola Municipal Ginda Bloch, fez sua estreia na OBMEP. “É a primeira vez que participo e estou trazendo a medalha de prata para a escola junto com meu colega de sala, Gabriel. Foi uma experiência muito legal”, comemorou Richard.
Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Nos últimos anos, Teresópolis tem se destacado na competição, conseguindo medalhistas de bronze, prata e até mesmo ouro, em 2013, com o Gabriel.
Medalhista de bronze, o aluno Daniel de Freitas Quintanilha, do Centro Educacional Beatriz Silva, disse que na hora da prova tentou manter-se o mais calmo possível. “Revisei, através do site da OBMEP, as provas das três últimas edições e na hora tentei me manter o mais calmo possível”, revela o estudante.
Além dos três alunos medalhistas, a professora de matemática Ana Paula Alves Dutra, também da Escola Municipal Ginda Bloch, é outro destaque do município, certificada com diploma de menção honrosa da OBMEP. “A matemática é cercada pelo mito de ser uma disciplina muito difícil, por isso, quando temos resultados como estes, de alunos nossos se sobressaindo entre milhões de estudantes de todo o Brasil, devemos incentivar nossas crianças”, finaliza a professora.