ACONTECE NA SERRA DO RIO

Após sucesso internacional e com mais de 70 mil espectadores, o espetáculo “Tom na Fazenda” chega ao Teatro Imperial 

Após sucesso internacional e com mais de 70 mil espectadores, o espetáculo “Tom na Fazenda” chega ao Teatro Imperial 

Após uma aclamada turnê internacional pela Europa, o espetáculo Tom na Fazenda chega ao Teatro Imperial, um dos maiores e mais modernos da região serrana, para uma curtíssima temporada nos dias 05 e 06 de outubro. Comemorando sete anos em cartaz e mais de 70 mil espectadores, a peça aborda temas sensíveis como homofobia e patriarcado em uma trama familiar intensa e envolvente. Dirigido por Rodrigo Portella e idealizado por Armando Babaioff, que também integra o elenco ao lado de Denise Del Vecchio, Gustavo Rodrigues e Camila Nhary, o espetáculo conquistou inúmeros prêmios, incluindo Shell, APTR e APCA, e promete uma experiência teatral impactante e memorável.

Tom na Fazenda é baseada na obra “Tom à la Farme”, do autor canadense Michel Marc Bouchard. Foi numa conversa com um amigo que Babaioff tomou conhecimento do filme Tom na Fazenda (2013), adaptação da peça homônima, com direção do franco-canadense Xavier Dolan. Michel Marc Bouchard, autor da obra original, sintetiza a essência do espetáculo em uma frase poderosa: “homossexuais aprendem a mentir antes mesmo de aprender a amar”. Esta citação resume a dor e os conflitos internos vividos não só pelo personagem central, Tom, mas por diversos jovens, diariamente, em todos os lugares.

Em cena, o publicitário Tom (Armando Babaioff) vai à fazenda da família para o funeral de seu companheiro. Ao chegar na casa, descobre que a sogra (Denise Del Vecchio) nunca tinha ouvido falar de sua existência e tampouco sabia que o próprio filho era gay e para piorar: descobre que ela está a espera de Helen (Camila Nhary), a “namorada” do seu filho morto. Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada pelo truculento irmão (Gustavo Rodrigues) do falecido, estabelecendo com aquela família relações de complicada dependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso, onde quanto mais os personagens se aproximam, maior a sombra de suas contradições.

“Todo redemoinho que devastará a vida dos que fogem das normas surge no núcleo de suas próprias famílias”, comenta Rodrigo Portella, que opta, mais uma vez por uma encenação com poucos elementos para que as sutilezas das relações propostas pelo texto se sobressaiam. “Bouchard compôs uma obra de estrutura impecável. Ele vai fundo nas contradições dos seus personagens, o que os torna muito próximos de nós e ele traz o problema para dentro das casas, para o núcleo familiar mais íntimo, que todos nós conhecemos”, acredita o diretor.

O espetáculo Tom na fazenda é vencedor do Prix de la Critique – Melhor Espetáculo de 2018 / Association Québécoise des Critiques de Théâtre (AQTC), além do Prêmio APCA, Prêmio Shell de Teatro, Prêmio Cesgranrio de Teatro e Prêmio APTR de Melhor Espetáculo, Ator, Direção, entre outros.

“É raro ver uma encenação ser ovacionada de pé todas as noites, e uma atuação alucinante de seus atores, que fazem um trabalho incrível de interpretação.”

Tom na Fazenda estreou em março de 2017, no Teatro Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Em junho de 2018, foi apresentado no Festival TransAmériques (FTA), em Montreal, no Canadá, um dos festivais mais importantes da América do Norte. A peça era a única representante brasileira e foi indicada pelo próprio autor da obra, o dramaturgo canadense Michel Marc Bouchard, que mora em Montreal, mas assistiu à peça em sua estreia, no Rio. Ainda em 2018, a peça participou do Festival de Curitiba (abril), do Festival Palco Giratório do SESC, em Porto Alegre (maio), do Festival

Em 2019, o espetáculo foi contemplado com o Prêmio Tônia Carrero de Teatro e circulou pelas zonas oeste e norte do Rio de Janeiro, além de uma apresentação em Rio das Ostras, região dos Lagos. No mês de março, estreou sua oitava temporada, primeira na cidade de São Paulo, no Sesc Santo Amaro. Em maio, fez uma circulação por cinco teatros da rede SESI-Firjan, em julho fez duas apresentações no FIT Rio Preto, SP e, em setembro, fez duas apresentações no Sesc Santos, SP. A última temporada no Rio de Janeiro foi no Teatro Petra Gold, em fevereiro de 2020.

Em julho de 2022, a montagem fez sua primeira temporada na Europa, onde realizou 18 apresentações, no teatro LA MANUFACTURE, dentro da Mostra OFF do Festival de Avignon. Festival de Inverno de Garanhuns (julho) e do Festival Cena Contemporânea, em Brasília (agosto).

Ficha Técnica:

Texto: Michel Marc Bouchard

Tradução: Armando Babaioff – Quadro Vivo

Direção: Rodrigo Portella

Elenco: Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Gustavo Rodrigues, Camila Nhary

Cenografia: Aurora dos Campos

Iluminação: Tomás Ribas 

Figurino: Bruno Perlatto

Direção Musical: Marcello H.

Secretaria Executiva: Dalila Tardelli

Direção de Produção: Sérgio Saboya e Silvio Batistela 

Prog. Visual e Comunicação: Victor Novaes Idealização: Armando Babaioff

Serviço:
Tom na Fazenda
Local:
 Teatro Imperial – Rua General Osório 192 – Centro, Petrópolis
Data: 
05 e 06 de outubro
Horário: 
20h (sábado) e 18h (domingo)
Classificação: 
18 anos
Tempo de duração: 80 minutos
Ingresso:
 R$40 a R$120. Disponível no Ingresso Digital  e bilheteria 
* Foto -Leekyung-Kim

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.