Aprenda como usar o Canto Alemão
Colunista Fernanda Lopes
Cada vez mais cresce a procura por projetos de áreas de refeições com o canto alemão. Seja em ambientes comerciais, como lanchonetes, em áreas gourmet ou até mesmo para salas de jantar, o canto alemão vem conquistando cada vez mais espaço na decoração contemporânea.
Ele pede uma proposta mais despojada e não combina com formalidade, mas é super charmoso e de acordo com o estilo, pode se adaptar à diversos gostos. É uma peça que aproxima e acolhe.
Perfeito para otimizar e diferenciar um espaço, ele é normalmente concebido no formato “L”, para que haja um bom aproveitamento de espaço. Os primeiros eram mais rústicos com cara de “casa de fazenda”, mas hoje já há oferta de novos modelos mais atualizados e combinando com muitos estilos de decor.
Abaixo um infográfico comparativo entre o uso de canto alemão x mesa de jantar
Como pode perceber, há um grande aumento no número de lugares. Como contraponto, temos os seguintes detalhes: deve ser usado por um grupo de pessoas mais íntimo, pois se uma pessoa se levanta lá do meio para qualquer coisa, ela passará pelas pessoas que se sentam em uma das pontas. Além disso, a falta de lugares demarcados, faz com que mais gente se agrupe na parte dos bancos. Isso é muito bom quando estamos em um grupo de bons amigos ou entre família, mas se é um jantar mais formal, pode ser que essa proposta não seja a ideal…
No exemplo abaixo, há o uso somente dos bancos, sem cadeiras auxiliares nas outras bordas da mesa, pois fica bem em uma área de circulação. Assim, essa mesa acomoda de 4 a 6 pessoas sem atrapalhar a movimentação para a cozinha.
Este a seguir ficou em um espaço com bastante luz natural e tem um visual muito bacana. Porém, deve ter sido a única alternativa, pois com os bancos abaixo da janela, perde-se a vista ficando de costas para ela. Mas quem se senta de frente ainda desfruta um tanto da vista.
Neste outro um estilo bem boho chic com banco estendido e mais banquinhos que quando o local não está em uso, podem facilmente serem recolhidos para a parte de baixo da mesa, deixando bastante espaço livre.
O Canto Alemão a seguir ficou super bacana, pois o banquinho parece uma continuação do rack e em uma sala comprida, o aproveitamento de espaço foi perfeito: com muitos lugares para reunir e celebrar!!!
Gostou, mas está em dúvida? Seguem umas dicas para fazer bonito!
- Planeje antes como fará a distribuição dos móveis no ambiente, caso o canto alemão não seja a única coisa a ser colocada neste espaço.
- Pense bem no tipo de mesa, pois ela será o centro do canto alemão. As formas podem ser a quadrada, redonda ou retangular. Veja se usará todos os lados ou somente uma parte.
- Escolha os tecidos, estilo de móvel, cadeira e mesa compatível com o seu tipo de decoração para que o canto alemão se integre ao restante do seu ambiente.
- Se o local é pequeno, espelhos vão bem logo acima dos assentos para dar sensação de amplitude e distribuir melhor a luz.
- Abra mão do encosto e opte por almofadas, caso perceba que possa pesar muito no ambiente. Sempre pense no cômodo como um todo.
- Use um lustre ou pendente bacana sobre a mesa para valorizar o canto alemão.
- Mesa posta: um cantinho assim merece a atenção de uma bela mesa posta com sousplats, guardanapos, louças bonitas e tudo o que você tiver para um momento especial: que no caso é agora!!!!
Espero ter ajudado e inspirado um pouquinho.
Saiba que nosso parceiro Casa Bella começou a produzir banquinhos e até mesmo baús para compor Cantinho Alemão. Siga no Instagram @casabellapetropolis para melhor se informar.
Um abraço e até a próxima!
Boa tarde!
Adorei as suas dicas! Fiz meu canto alemão em couro ecologico na cor cinza, e ficou um luxo. Mas agora estou com dificuldades em encontrar a mesa. O canto alemão mede 1,30 x 1,50, qual seria a mesa adequada? Obrigada!!!!