Artistas de Friburgo aguardam liberação do projeto ‘Drive-in Live Show’
O projeto ‘Drive-in Live Show’ em Nova Friburgo aguarda liberação das autoridades e pode ser uma alternativa para show e eventos na cidade durante esta pandemia, sem as temídas aglomerações. A ideia é que o Drive-in seja adaptado no parque de eventos da via expressa, no bairro Olaria.
De acordo com Pedro Pablo, um dos idealizadores do projeto do drive-in, os artistas e técnicos locais precisam deste retorno, com toda segurança e seguindo todas as normas, assim como outros países e cidades do Brasil estão fazendo.
Desde o dia 24 de julho, Rio das Ostras, na região dos lagos, por exemplo, está sediando o Conect Drive-in, com filmes, shows e atrações especiais. Com foco na segurança do público, todas as orientações sanitárias estão sendo seguidas, visando proporcionar diversão segura. Os participantes só podem sair de seus veículos para irem ao banheiro. Há também outros drive-ins acontecendo em Niterói, Rio de Janeiro e em outros estados. “ E Friburgo está aí, parada, com muitos artistas necessitados, que estão vendendo os instrumentos, fazendo ‘bicos’ para sobreviver”, diz Pablo.
A ideia de criar um drive-in para shows e eventos em Nova Friburgo surgiu supriu como alternativa para suprir e movimentar o mercado de eventos e entretenimento no município nesta pandemia. Além de levar diversão aos moradores e turistas com todas as medidas de segurança, o projeto ainda tem como objetivo ajudar produtores, técnicos, artistas, seguranças, carregadores, equipes de limpeza, orientadores, agências, brigada de incêndio, fotógrafos, designers, montadores e todos que fazem um projeto cultural se tornar um evento real.
As sessões, conforme o projeto, aconteceriam de quarta-feira à domingo, na Avenida José Pires Barroso (Via Expressa), com abertura feita por um DJ, personagens infantis ou banda – preferencialmente de Friburgo. A tecnologia utilizada no evento contaria com telão de led e sistema de transmissão em FM direto para os carros presentes, fazendo com que não haja som externo. Um aplicativo, direcionado para o evento, contaria com as seguintes opções: compra de ingressos, acesso via apresentação de QR code, pedidos de alimentos e bebidas e até fila para ir ao banheiro. Ainda sobre a alimentação, serviço seria feito de forma inclusiva, com cadeirantes de aplicativo, como Uber Eats ou Ifood, com a entrega de refeições diretamente nos carros estacionados diante do telão.
Na semana passada, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o projeto de lei 2.940/20, que regulamenta as apresentações artísticas realizadas na modalidade drive-in. A medida seguiu para o governador em exercício, Cláudio Castro, sancioná-la ou vetá-la.
De acordo com o projeto, o público só poderá ingressar no local do espetáculo após medição de temperatura corporal realizada pelos organizadores com termômetros à distância. Cada carro não poderá levar mais que quatro pessoas. Se o evento for em local fechado, os carros deverão permanecer desligados e o uso de teto solar estará proibido. A entrada de conversíveis, ônibus, micro-ônibus, caminhões e motos será proibida. Os carros deverão estar separados por uma distância de dois metros.
Além de determinar uso obrigatório de máscaras, que, no caso dos funcionários com contato ao público, deverão ser fornecidas pelas empresas realizadoras com outros equipamentos de proteção, o texto ainda responsabiliza o organizador do evento por disponibilizar álcool 70% e manter as normas de distanciamento social em áreas de circulação, como bares, banheiros e filas.
Em todos os locais de circulação, deverão ter placas com orientações para evitar a propagação do novo coronavírus. Produtos poderão ser vendidos e entregues através das janelas dos automóveis, devendo ser priorizada a venda dos mesmos e dos ingressos na modalidade remota.
Os eventos também deverão seguir as normas de realização e licenciamento de eventos com aglomeração (decreto 44.617/14). “As atividades em ‘drive-in’ têm se tornado uma tendência em todo o planeta, seja em shows, cinemas, teatros, entre outras atividades que têm sido organizadas preservando o distanciamento social.
Cinemas
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou na última semana que a reabertura dos cinemas está prevista para esta quinta-feira, 1º de outubro. Segundo comunicado, os exibidores de cinema foram informados por representantes da Vigilância Sanitária sobre a liberação do consumo de alimentos e bebidas dentro das salas, detalhe que completa os protocolos de segurança.
Os cinemas voltarão a funcionar com 50% de sua capacidade e distanciamento social, com poltronas marcadas, intercalando os espectadores. Serão disponibilizados álcool em gel, haverá aferição da temperatura de funcionários e do público no acesso às salas de exibição e as sessões terão um maior intervalo entre uma e outra, para garantir a devida higienização do espaço.
O consumo de alimentos foi liberado apenas dentro das salas e os bebedouros públicos permanecerão fechados. Haverá ainda orientações específicas sobre o fluxo de entrada e saída, alternância de uso de pias em banheiros e marcações no chão para a organização das filas para entrada no cinema.
- Com informações publicadas no ” A VOZ DA SERRA” .