“Árvore Que dá Livros” terá sua 13ª edição em Nova Friburgo
A edição de 2024 da Árvore que dá Livros já tem local e data marcada! Este ano o evento acontecerá no domingo, dia 15 de dezembro, no Espaço Arp, local de referência de cultura, diversidade e entretenimento na cidade.
Símbolo de resistência cultural de Nova Friburgo, a Árvore Que Dá Livros chega ao seu décimo terceiro ano consecutivo, com o objetivo de levar ao friburguense o gosto e o prazer pela literatura.
O evento é idealizado por um coletivo de amigas e amantes da literatura, e consiste na montagem de uma árvore de Natal feita somente com livros doados pelos moradores da cidade.
Os livros a serem doados para a montagem da Árvore podem ser deixados em qualquer um dos nove postos de recolhimento em diferentes pontos da cidade:
– Livraria Genipapo
– Usina Cultural Energisa
– Educandário Miosótis
– La Benta Confeitaria
– Casa da Serra Carioca
– Sustentarp
– Colégio Estadual Dr João Bazet
– CPM
A montagem da Árvore acontecerá no Bloco 11 e terá início às 9h e, a partir deste horário, o público poderá aproveitar outras atividades que estarão disponíveis no local, como uma exposição de artistas friburguenses dos mais diversos segmentos.
Durante a montagem, às 10h30, o músico e contador de histórias Murillo Soares abre a agenda de atrações. Em seguida, às 12h, o espaço fica aberto para a leitura de poesias, crônicas e contos.
Às 14h30, chega o momento do Café Literário, mediado pela professora Márcia Lobosco, que determina um tema a ser discutido e abre a oportunidade de cada participante escrever sobre o assunto e compartilhar com os colegas. O café será aberto ao público com vagas limitadas, por ordem de chegada.
A desmontagem é a última atração, às 16h, encerrando a edição 2024 da Árvore que dá Livros.
Com o objetivo de incentivar a leitura e aproveitar o espírito de partilha característico desta época do ano, os livros que compõem a árvore serão disponibilizados a todos os presentes no evento, que poderão escolher os de sua preferência.
Edições anteriores
Em sua primeira edição, no ano de 2012, o evento ocorreu na Praça Marcílio Dias, no Paissandu, e contou com a doação de mais de mil livros, recolhidos em três semanas de campanha. Foram distribuídos ao longo do dia cerca de 600 livros, e aqueles que não foram resgatados pela comunidade tiveram como destino o Lar Abrigo Amor a Jesus.
O sucesso do evento deu origem às edições seguintes, que ocuparam diferentes pontos da cidade, como a Usina Cultural Energisa, a Rodoviária Urbana, as praças Getúlio Vargas, das Colônias e Marcílio Dias, o Centro de Turismo, a escadaria do Antigo Fórum, o Espaço Babel, entre outros locais marcantes para a cultura da cidade.
Durante a pandemia, a Árvore que dá Livros aconteceu sem aglomerações, e a desmontagem se deu em formato de live no Instagram. Quem acompanhou ao vivo, pôde escolher e separar os livros favoritos e agendar a retirada no Espaço Babel, onde também aconteceu a última edição do evento, em dezembro de 2023.
Desde a primeira edição até a última, são buscadas
instituições que aceitam doações de livros para que os restantes do evento sejam encaminhados para um local especial. Os livros que não são recolhidos no evento e nem encaminhados para doação, são guardados para a edição seguinte da Árvore.
O evento visto pelas organizadoras
“A questão de trabalhar o hábito de doar livros é doar conhecimento, é dividir com o outro o que um dia serviu pra você. Além de promover o encontro físico entre as pessoas num momento em que parte da humanidade só se encontra virtualmente”, explica Scheila Santiago, jornalista.
” Durante todas as edições, já passaram pela Árvore que dá Livros mais de 15 mil exemplares de livros de literatura, de diferentes temáticas, para diferentes idades e gostos. É um evento de impacto municipal que precisa ser valorizado”, ressalta Luisa Machado, jornalista.
” Em tempos digitais, a Árvore que dá Livros traz a magia do livro impresso – seu cheiro, a beleza das ilustrações, os rabiscos nas páginas, aquela declaração de amor disfarçada em dedicatória, o ler, reler e ler de novo quando a história bate forte na mente e no coração. É a celebração da leitura como ferramenta para a ampliação de nossos horizontes, a diversificação de nossas escolhas e a projeção de um mundo, no mínimo, mais livre e prazeroso”, afirma, Rosangela Buarque, professora.
Serviço:
A Árvore que dá Livros
13ª edição
Domingo – 15 de dezembro
Bloco 11 – Espaço Arp
9h – Montagem da Árvore
10h30 – Música com Murillo Soares
12h – Poesias • Contos • Crônicas
14h30 – Café Literário com Márcia Lobosco
16h – Desmontagem da Árvore
Postos de recolhimento:
Genipapo, Usina Energisa, Miosótis, La Benta, João Bazet, Serra Carioca, Sustentarp, CPM.
- Contato: Luisa Machado – (22) 99717-9067