Bancadas em Madeira – Prós, contras e cuidados
Por Fernanda Lopes – Colunista
Já tem algum tempo que as bancadas de cozinha em madeira aparecem em revistas, sites e como referências em decoração e design. Lindas, aconchegantes e sempre em uma composição sofisticada e cheia de estilo.
Mas e na vida real, como será ter uma bancada de pia de cozinha em madeira? Bom, aqui vou falar de forma bem resumida sobre as vantagens, desvantagens e cuidados necessários para te ajudar a decidir se esta é uma opção viável para você.
VANTAGENS DA BANCADA EM MADEIRA
Imagem Pinterest – Arquiteta Luciana Ribeiro
- O custo é menor do que bancadas em materiais como mármore, granito, inox e quartzos sintéticos.
- A madeira é um clássico, atemporal e confere aconchego aos ambientes.
- Madeira combina com diversos estilos e propostas de design.
- É um material versátil e pode ser encontrada em diversas tonalidades.
DESVANTAGENS DA BANCADA EM MADEIRA
- É um material com baixa resistência à umidade, água e calor. Além disso, sofre desgastes. Por isso, precisa de muito tratamento e impermeabilização com produtos e profissionais especializados.
- Por não ser muito usual em nossa região, é difícil encontrar marceneiros que façam pias de madeira com a qualidade e visual perfeitos que vemos nas revistas e referências do exterior.
- Por causa dos tópicos 1 e 2 das desvantagens, a vantagem 1, citada antes pode ir de ralo abaixo, pois os custos com tratamento e manuseio da madeira, poderá chegar ao valor próximo ou até superior ao dos materiais tradicionais.
- Mesmo tratada, a madeira possui mais porosidade do que pedras e inox, podendo assim, acumular fungos e bactérias quando não perfeitamente higienizada.
- A madeira está sujeita a ação de cupins, brocas e insetos, por isso terá que estar sempre passando por tratamentos com pesticidas, o que não é um produto muito interessante de se ter em sua cozinha com certa frequência.
- Eu nunca vi uma pia em madeira com aquela contenção das áreas molhadas que fazemos em pedras, por isso, a área molhada deverá ser delimitada por cubas em inox.
Imagem: Pinterest – Exemplo de demarcação da área molhada em pia de granito
MANUTENÇÃO E CUIDADOS ESPECIAIS
Imagem: Pinterest
As pedras naturais, quartzos sintéticos e inox, possuem uma manutenção simples e sem muitos cuidados. Já a madeira, exige muitas atenções especiais.
- Muito cuidado para não marcar a superfície com facas e outros objetos cortantes.
- Não adie a manutenção. Pelo menos uma vez ao ano será preciso lixar e repassar o verniz náutico – no mínimo!
- Não apoie panelas ou refratários quentes sobre sua bancada sem proteger antes com um pano grosso ou um apoio para panelas.
- Evite muito ficar molhando além da região onde está a cuba. Por mais que a superfície esteja tratada, madeira não é resistente à água.
- Use produtos adequados para a limpeza. Não pode se aplicar desengordurantes e nem produtos para limpeza pesada em madeira. Caso faça isso, terá que rever a frequência do passo 2.
Com isso, espero ter conseguido expor dados o suficiente para que você consiga decidir se este é um material adequado ou não para o seu cotidiano.
Continue acompanhando o site Acontece na Serra do Rio para mais dicas de design e decoração comigo, além dos demais conteúdos sempre preparados com muito carinho e profissionalismo para você!
Caso tenha sugestões de temas ou alguma dúvida, entre em contato!
Até a próxima!
TENHO BANCADAS DE MADEIRA NA MINHA CASA EM TODOS OS BANHEIROS E NA COZINHA HÁ QUASE DEZ ANOS, E ATÉ HOJE NÃO TENHO PATOLOGIA ALGUMA. APÓS DESEMPENAR TODA A MADEIRA COLEITEI COM COLA PU DE ALTA QUALIDADE E APLIQUEI RESINA EPOXI EM CIMA DE TODA SUPERFÍCIE. FICOU LINDO.