BAUERNFEST SERÁ ON LINE E COM VENDAS DE PRODUTOS POR DELIVERY
Pela primeira vez em 30 anos, a Bauernfest não será comemorada da forma tradicional em Petrópolis. Principal festa cultural da Cidade Imperial, o evento foi cancelado na última terça-feira (16/06) pela Prefeitura por conta do coronavírus, mas será promovido on line: será a “Bauernfest em Casa”.
A Festa on line, que vai acontecer de 26 de junho a 05 de julho, terá em sua programação danças folclóricas, shows, atividades para as crianças, documentários, delivery de comidas típicas, história da colonização alemã e os tradicionais concursos
De acordo com o município, a ideia surgiu no Conselho Municipal de Turismo e teve o total apoio da prefeitura, de representantes da sociedade civil e empresários da cidade.
Os vídeos e lives que vão ajudar a perpetuar a história da cultura germânica na Cidade Imperial foram propostos pelo Clube 29 de Junho, a Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP) e o Instituto Bingen, com o objetivo de manter viva a tradição na cidade.
“Precisamos manter essa chama acesa. Preservar nossa cultura, nossa história, também faz parte do papel do poder público. Mas respeitando, claro, o atual momento que vivemos, dentro das possibilidades do isolamento social”, comenta o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Renato Freixiela.
Na programação, que vai acontecer no site oficial da Bauernfest e também pelo Facebook, os amantes da cultura germânica vão poder conhecer ainda mais as tradições que até hoje podem ser percebidas na cidade. Entre as atrações estão vídeos contando a história da Bauernfest; homenagens aos descentes dos colonos; entrevistas com os segmentos; gastronomia com receitas típicas; curiosidades da cultura alemã; sorteios; e até os tradicionais concursos, como o da Realeza da Bauernfest.
“Para o projeto, tentamos reunir as ideias de todos os segmentos. Queremos mostrar que a Bauernfest é muito mais do que uma festa cervejeira. No caso dos grupos folclóricos, por exemplo, temos todo um trabalho de pesquisa, não é só a dança. A nossa ideia é fazer com que a memória não fique esquecida. Não podemos fazer uma festa, mas também não podemos deixar essa história apagada”, destaca a presidente da AGFAP, Isis Jader.
“Vai ser um legado até para as próximas festas, porque vamos poder continuar esse trabalho, de fazer vídeos, e mandá-los pra fora da cidade”, completa Juliana Hannickel, representante do Clube 29 de Junho.
Delivery de produtos típicos e ajuda aos guias de turismo de Petrópolis
A ideia é convidar os moradores e empresários locais a vestirem a cidade nas cores da Bauern (amarelo, vermelho e preto) e participar da festa. Os moradores poderão acessar vídeos, documentários e eventos online, consumir produtos, gastronomia típica e cervejas artesanais feitas na cidade, tudo em suas próprias casas.
Restaurantes, bares e lanchonetes, cervejarias artesanais, produtores de gastronomia típica, de peças temáticas e artesãos de todo o município estão sendo convidados a aderir à iniciativa, criando ofertas e cardápios especiais, que estarão disponíveis no site www.deliverypetropolis.com.br para entrega no período de 26 de junho a 05 de julho.
O modelo proposto inclui uma contribuição sobre a venda de todos os produtos para a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, que está com seus profissionais sem poder trabalhar em função da pandemia.
Para o ano que vem, a Bauernfest presencial já tem data: será de 19 de junho a 04 de julho.