Deguste: tradição em construção
BEBA MENOS, BEBA MELHOR..
* Helena d’Ottenfels
Olá leitor!
Atualmente estão super na moda feiras e eventos cervejeiros, destes que você encontra vários estandes de cervejarias e food trucks de gordices de todo tipo. Então você já deve estar imaginando que Deguste é mais um desses eventos. Sim é, mas não é só mais um evento cervejeiro qualquer. O Deguste é especial.
No coração do centro histórico de Petrópolis, a feira acontece mensalmente na Praça Visconde de Mauá, mais conhecida como “Praça da Águia”. Museu Imperial, Centro de Cultura e o Palácio Amarelo em torno, compõem o cenário perfeito. A localidade escolhida pela organização é super querida pelos petropolitanos, que costumam passear aos finais de semana nos jardins do Museu e sentar no gramado para ler e relaxar com amigos e família. Sem falar que para o turista é a oportunidade de fechar com chave de ouro o passeio pela cidade. Até quando chove o apreciador pode aproveitar, pois a organização providencia cobertura na áreas dos estandes.
Esta já será a décima edição do movimento, que começou em janeiro deste ano. No início, nove cervejarias locais participaram com alguns food trucks, apenas de um dos lados da praça. Com o crescente surgimento de marcas artesanais na cidade e no entorno, hoje já são mais de quinze expondo e alegrando o público com variedades deliciosas de cerveja, além das delícias gastronômicas que também só aumentam e sempre surpreendem com novidades. Acabaram ocupando todo o espaço ao redor do belo monumento de uma águia abocanhando uma serpente dentro de um chafariz.
O projeto nasceu de um momento de inspiração de Rafael Avancini e Rodrigo Duarte, que ao visitar uma feira cervejeira em Belo Horizonte a convite de um amigo, logo se deram conta de que Petrópolis é a cidade perfeita para que esse tipo de evento se expanda e se torne tradição e referência. Apresentando o projeto aos cervejeiros da cidade e ao poder público, logicamente, receberam todo o apoio.
Um dos grandes diferenciais, além de tudo que já citei, e, sinceramente, acho que é a melhor parte, é o fato de que a organização usa como pilar do movimento a igualdade entre as cervejarias. Não há compra dos melhores espaços. A cada evento, os expositores se revezam para que todos usufruam de forma justa dos resultados. Estão de parabéns os dois amigos idealizadores, que, certamente, estão atingindo os objetivos desenhados: contribuir para a consolidação das marcas locais e para o desenvolvimento cultural e turístico de Petrópolis.
Quem ainda não foi, aproveitem que nesse final de semana, dias 11 e 12 de novembro, a Deguste estará acontecendo. O clima familiar, pacífico e fraterno é lindo de ver e sentir. Música ao vivo nos dois dias. Sexta, a partir das 18h e sábado, das 11h. O melhor disso tudo é que o evento se repete todo segundo sábado do mês e conta com uma versão gastronômica, Deguste Gastronomia, que ainda não possui sábado definido, mas que nesse mês será no dia 26 no Parque de exposições de Itaipava.
O evento oferece também espaço kids e toalhas, almofadas e puffs espalhados pelo gramado da Praça, convidando os apreciadores, amigos e familiares a sentar e deitar para aproveitar o dia regado a boa cerveja, comida e música. Não tem como querer mais!
As Cervejas locais que estão confirmadas para essa edição, são: Buda Beer, Cazzera, Da Corte, Duzé, Madame Machado, Imperatriz Bier, Cidade Imperial, Petra, Bohemia, Cervejaria Real, Duranz e Guapa. Vindo de fora, teremos Noi, Hocus Pocus e Three Monkeys. Sexta feira, a banda Treze e 1/2 vai animar o happy Hour e no sábado, Sanny e Banda, Termostato e V2 foram os escalados da vez. Já as delícias gastronômicas ficarão a cargo de: Manjericão, Espírito de Porco, Viva verdi, Espeteria do Barão, Vielen Defumados, Pasteria Imperial, Dry Hop, Sorvete Gelato Imperial, Brownie Joana Menescal e Le pétit Imperiale.
Nos vemos lá!
Olá Helena, Poucos sabem escrever com a alma, texto muito bem escrito e de quem conhece do assunto. Obrigado!!!