Brasil chora hoje a morte de uma das maiores cantoras do mundo
Gal Costa morreu em casa, aos 77 anos, e causa ainda não foi divulgada.
Cantora tinha uma voz inigualável e seus posicionamentos na vida e no palco marcaram várias fases da história recente do Brasil.
A equipe de assessoria da cantora Gal Costa confirmou que a artista morreu em casa, na manhã desta quarta-feira (9), na aos 77 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. As providências sobre velório e enterro ainda estão sendo tomadas pela família.
Segundo sua assessoria, Gal Costa estava afastada dos palcos para se recuperar de uma cirurgia realizada em setembro para retirar um nódulo na fossa nasal direita. A cantora chegou a cancelar de última hora a participação que faria no festival Primavera Sound, em São Paulo, no último fim de semana. Segundo as recomendações médicas, ela deveria dar uma pausa nos shows até o fim de novembro.
Desde outubro do ano passado, Gal Costa rodava o Brasil com a turnê do show “As várias pontas de uma estrela”, no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 da MPB, incluindo “Açaí”, “Nada mais”, “Sorte” e “Lua de mel”. A agenda da cantora previa ainda shows na Europa neste ano.
A cantora deixou um filho, Gabriel, de 16 anos. Gabriel foi adotado pela cantora quando tinha 2 anos de idade, depois de conhecê-lo num abrigo no Rio. A maternidade, segundo a cantora, mudou completamente sua vida.
Famosos lamentaram nas redes sociais
Após o anúncio da morte da cantora Gal Costa, aos 77 anos, nesta quarta-feira, famosos e políticos usaram as redes sociais para lamentar e homenagear a cantora.
No Instagram, Maria Bethânia postou um vídeo em que diz estar em choque. “Eu nunca pensei um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou com sua voz única, magistral, hoje, inteiro chora, como eu. Uma amiga que, mesmo longe, sempre mantive admiração e respeito. Deus a receba em sua mais pura luz”, lamentou.
Roberto Carlos também lamentou a morte da amiga, para quem escreveu vários sucessos. “Sinto demais pela Gal. Uma tristeza muito grande. Gal maravilhosa sempre! Nosso Deus de bondade a proteja e a abençoe. Amém”
A cantora Ana Carolina também prestou homenagem em vídeo: “A Gal Costa é uma das maiores cantoras e personalidades e artistas do nosso tempo na música popular brasileira. Sempre gravou compositores variados, sempre teve um apreço muito grande por seu repertório, por escolher a dedo as canções de seus discos. Fez discos primorosos”, afirmou, lembrando que Gal gravou sua composição ‘Ruas de outono’.
“Ah, Brasil…que vazio. Sem Gal Costa, que tristeza sem fim”, escreveu Zélia Duncan.
Marisa Monte lamentou: “Que vazio, que silêncio na música brasileira💔 Sua voz é eterna dentro de todos nós. Obrigada por ensinar tanto! Gal, luz infinita.”
Afilhada de Gal Costa, a cantora Preta Gil se manifestou através de sua equipe. “Preta não consegue se pronunciar agora e nem responder jornalistas, está em casa com sua mãe Sandra, irmã de Gal! Momento muito triste, muito chocante pra família toda, mas ela pediu, que nós da equipe, postássemos esse vídeo no aniversário de 2 anos de Preta, quando sua madrinha a abraçava em seu colo! ‘Obrigada por tudo minha madrinha, minha musa, minha mãezinha!'”.
Foto: Arquivo pessoal/Facebook da cantora
Com informações de O GLOBO.