Busca por ensino humanizado com foco no desenvolvimento integral tem crescido na serra

Busca por ensino humanizado com foco no desenvolvimento integral tem crescido na serra

Estimativas apontam que, em todo o mundo, existem, atualmente, pelo menos 60 mil escolas que seguem o método Montesori; em Petrópolis podemos citar a Escola Roda Criativa

A busca por novas formas de aprender e ensinar tem ganhado espaço quando se pensa em educação. Uma prova disso é o aumento da procura por escolas Montessori no Brasil, inclusive em cidades da serra do Rio, o que é reflexo do desejo por um desenvolvimento integral das crianças com foco na autonomia, em uma ambiente que estimula a curiosidade e a exploração, de acordo com o ritmo individual. Estimativas apontam que, em todo o mundo, existem, atualmente, pelo menos 60 mil escolas nesta linha.

O método Montessori foi desenvolvido na Itália, no ano de 1907, pela médica e pedagoga Maria Montessori. Seus princípios são: liberdade, atividade, vitalidade e individualidade, com ênfase nas suas habilidades físicas, sociais e psicológicas. Na época, o método foi aplicado com crianças na faixa etária entre 4 e 6 anos e privilegiou o desenvolvimento de atividades que estimulassem o raciocínio lógico-espacial.

A metodologia tem foco, principalmente, na liberdade e individualidade da criança. Para isto, todo o ambiente é pensado e preparado de maneira que seja atraente contando com materiais didáticos e multissensoriais, onde os alunos podem optar pelas atividades que mais lhes interessem naquele momento.

O método entende que a criança precisa conhecer o mundo pelas suas próprias mãos. Assim, o professor deve chamar a atenção dos alunos para algumas características dos objetos, por exemplo, a forma, o tamanho, o cheiro, o barulho, a forma. A ideia é que o educador tenha um papel de acompanhamento e atue em situações pontuais e necessárias, com um importante processo de observação, em que primeiro deve identificar as potencialidades e os limites de cada um dos estudantes.

Em Petrópolis temos escolas que trabalham nesta linha de ensino. A Escola Roda Criativa, fundada há 12 anos, está situada na Avenida Piabanha e atende educação infantil, fundamental 1 e fundamental 2. A novidade para 2026 é justamente o fundamental 2, que abrange o sexto, sétimo, oitavo e nono ano.

“Por acreditar no potencial do meu filho, decidi inovar, trazendo uma educação mais humanizada e respeitosa para Petrópolis. Desde então, seguimos proporcionando para a nossa comunidade ambientes inteligentes e preparados para as habilidades de cada um serem desenvolvidas com respeito, cuidado e amor”, acrescenta a psicopedagoga Carolina Mendes, fundadora da Roda Criativa, dizendo que a ideia central é ter a capacidade de observar sem julgar para oferecer aquilo que a criança necessita.
“Além de respeitoso, é muito potente para cada indivíduo se desenvolver. Sair do modelo automático e engessado que a educação tradicional nos oferece é urgente e necessário para criarmos seres humanos mais autênticos, criativos e livres para fazerem suas escolhas de maneira respeitosa e empática”, acredita ela, afirmando que muitas famílias e educadores têm buscado o método Montessori para ajudar na construção da identidade de crianças e adolescentes, fazendo com que a vida escolar faça mais sentido e que seja vivida com mais respeito e afeto.

Os benefícios da teoria montessoriana:

• Desenvolvimento da independência e autoconfiança;
• Estímulo à criatividade;
• Desenvolvimento da coordenação motora e habilidades cognitivas;
• Auxilia na habilidade de resolução de problemas e conflitos;
• Promove boa autoestima;
• Ajuda no controle da ansiedade;
• Aumenta a sensibilidade;
• Desenvolve um bom senso de comunidade e compartilhamento.

As salas de aulas são construídas e organizadas para permitir que as crianças façam movimentos livres em que possam desenvolver tanto a coordenação motora como a iniciativa pessoal. Segundo o método montessoriano, a atividade sensorial e motora são essenciais no processo de ensino e aprendizado.

Por lá também tem uma floresta, um convite para as crianças estarem conectadas com a natureza. Escalar em árvores, descer no escorrega, ouvir o canto dos pássaros e brincar com as galinhas são os privilégios de quem faz parte da natureza.
“O brincar livre acontece de maneira orgânica e com muita harmonia. É um espaço de escuta, diálogo e aprendizado. A nossa escola tem como missão ser um espaço sagrado para as crianças viverem com saúde física, mental e espiritual”, conclui.

A Roda Criativa funciona de segunda à sexta, de 07h30 às 18h e trabalha com período integral, meio período e escolar, com um cardápio preparado por nutricionista e feito com muito carinho pela vovó da escola. Mais informações podem ser consultadas pelo site https://rodacriativa.com ou pelo telefone 24-22332303.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acessos

  • 255.434 cliques