CDDH promove III Encontro de Coros pelos Direitos Humanos
Nos próximos dias 6 e 7 de novembro, o Palácio de Cristal e a Igreja Luterana de Petrópolis serão palcos de um evento que reunirá diversos coros com um objetivo em comum: cantar a história e a luta pelos direitos humanos. Esta já é a terceira edição do Encontro, idealizado pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), organização que atua no município há mais de 30 anos.
A equipe anfitriã, Coro Nheengarecoporanga (CDDH), receberá em Petrópolis, os integrantes do Madrigal Contemporâneo- RJ, do Coral Vozes Nucleares (Eletronuclear), do Coral Instituto Cervantes, do Coro Cant’ Vox, do Coral Todo Tom (Mariana – MG) e do Coral Roda Viva (Conselheiro Lafaiete – MG), todos empenhados em dar voz à garantia dos mais diversos direitos do ser humano.
Diante das transformações políticas, naturais e sociais, vividas hoje por sociedades no mundo inteiro, falar sobre os direitos humanos é uma necessidade que se mantém em pauta de urgência e esta é uma das metas do trabalho desenvolvido pelo Nheengarecoporanga.
Criando em 2009, o Coro Nheengarecoporanga é formado por jovens remanescentes de projetos do CDDH, a maioria moradores das periferias do município de Petrópolis, e hoje se transformou em um dos núcleos do Projeto ArticulAção, que integra o Programa Arte- Educação e Direitos Humanos, também da organização CDDH.
De acordo com o maestro Carlos Eduardo Völker Fecher, regente do Coro e idealizador do evento, estes jovens cantores trabalham a voz e a música como instrumento de protagonismo que reflete, inclusive, o poder da juventude. O maestro afirma ainda, que as pessoas precisam, cada vez mais, se sensibilizar com a temática dos Direitos Humanos e a música pode ser um caminho para que isto aconteça.
As apresentações do III Encontro serão realizadas por cada coro separadamente, respeitando a liberdade de cada um dos grupos envolvidos. Entre as peças a serem executadas estão ” El sueño grande” e “Diário da Jovem Morta”.
Serviço:
III Encontro de Coros pelos Direitos Humanos
Datas, Locais e horários:
06/11 às 19 horas no Palácio de Cristal
07/11 às 19 horas na Igreja Luterana de Petrópolis