Chuva provoca vários problemas em Petrópolis e desaloja famílias
Em Friburgo escola foi destruída em área rural
Chove muito em toda a Região Serrana do Rio desde a tarde de sexta-feira (15). Na madrugada dese sábado (16) a cidade de Petrópolis registrou o maior número de problemas. O Rio Quitandinha transbordou na altura da Rua Coronel Veiga. Já no distrito de Pedro do Rio, a água invadiu vários imóveis.
De acordo com a Defesa Civil do município, de sexta-feira (15) até as 10 h deste sábado foram registradas 170 ocorrências, a maioria nos distritos, sem vítimas ou feridos. O maior índice pluviométrico foi registrado em Pedro do Rio, com 150 milímetros em 24h. Até o momento há 28 desalojados, todos em casa de parentes, e o município continua em estado de alerta.
Na Posse, uma casa foi atingida por um deslizamento. Na comunidade do Alemão, infiltrações devido às chuvas comprometeram a estrutura de um imóvel. No Retiro, um outro deslizamento atingiu duas casas e descalçou uma terceira.
Moradores de Pedro do Rio contaram que a enchente desta madrugada ultrapassou a marca da água de quando recebemos as águas do Vale do Cuiabá em 2011.
Os supermercados Bramil e Extra, em Itaipava, estão fechados, assim como várias lojas e shoppings. A Defesa Civil pediu para que os moradores da cidade evitem passar pelos distritos, sem necessidade.
De acordo com boletim do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), nas próximas 24 horas, o céu irá variar entre nublado e encoberto, com previsão de ocorrência de acumulados de chuva moderado a forte em todas as bacias do estado do Rio de Janeiro. Os rios Paquequer, em Teresópolis e Rio Grande, em Bom Jardim, ficaram em alerta máximo.
Alagamento no Shooping Itaipava, por volta das 6h30
No caso de qualquer sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para a Defesa Civil, pelo telefone 199, e solicitar uma vistoria. A ligação e o serviço são gratuitos.