Cineasta que vive em Nova Friburgo terá curta exibido no Festival de Cinema de Petrópolis
O produtor independente e cineasta Gabriel de Almeida terá seu premiado curta-metragem “Entre Les Ponts (Entre Pontes)” concorrendo na 5ª edição do Festival de Cinema de Petrópolis, que vai acontecer entre os dias 18 e 22 de novembro.
Gabriel de Almeida, que é natural de Santos Dumont-MG, reside em Nova Friburgo há 10 anos e é formado em Odontologia. “O Festival de Cinema de Petrópolis possui uma programação diversificada além dos filmes, com debates e cursos. Por conta da pandemia, esta edição será online, assim como ocorreu em vários festivais de cinema pelo mundo este ano”, explica
De acordo com Gabriel, o curta é um romance poético, em francês, filmado na Suíça em 2018 e finalizado no Brasil. Ele será exibido no Festival de Cinema de Petrópolis, no dia 22 de novembro.
O filme também foi selecionado no Festival International de Films de Fribourg (2018); Paris International Film Festival (2018); Festival Primeiro Plano (2018); Festival Internacional de Cinema Take Único (2019); 2° FestCine Internacional Pedra Azul (2019), no qual foi vencedor de melhor filme na Mostra Internacional de Curtas.
Gabriel conta que o filme foi rodado na Suíça, em decorrência da comemoração dos 200 anos de Nova Friburgo, e foi resultado de uma parceria entre a prefeitura da cidade, o consulado suíço no Rio de Janeiro e o Polo Audiovisual Serração, em Nova Friburgo. O curta-metragem tem 15 minutos e a produção envolveu a participação de 20 pessoas. No filme, Juliette e Angelo se encontram casualmente na bela cidade de Fribourg onde, juntos, caminham em uma jornada de paixões e reflexões sobre a vida.
Gabriel de Almeida também dirigiu o curta “Um de nós morre hoje”, de 2013, que é um faroeste participante de diversos festivais nacionais e internacionais, dentre eles o tradicional Almería Western Film Festival, na Espanha. OU seja: vale conferir o trabalho do mineiro que adotou Nova Friburgo para viver!