Circuito de palestras vai abordar o envelhecimento e a importância da vida
Teólogo Leonardo Boff estará na abertura nesta quinta-feira.
Fomentar discussões sobre a importância da vida e o envelhecimento. Esses serão os temas que irão nortear o circuito de palestras promovido pela Unifop – Cooperativa de Saúde Mental e Reabilitação ao longo de 2017, em eventos voltados para o público em geral e para os profissionais da área. A abertura da programação será no dia 30 de março, às 19h, no Palácio de Cristal, com a presença do teólogo, escritor e professor Leonardo Boff, em uma parceria entre a Fundação de Cultura e Turismo e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH). A entrada é gratuita.
A proposta dá continuidade a um projeto antigo da cooperativa, que busca estimular outros olhares da saúde abrindo espaço para a discussão de temas de relevância, que façam uma interface entre a atuação dos profissionais que trabalham na área e a própria comunidade, contribuindo para o crescimento humano dos participantes. No último ano, diversos debates abordaram questões como o cuidado paliativo, a morte, a espiritualidade e a ética, como explica a psicóloga Jociane Gato, presidente da Unifop.
“Todos esses encontros nos estimularam a pensar na importância da vida e nas atitudes que temos ao longo da nossa existência, por isso, decidimos abordar a temática do envelhecimento nas discussões deste ano. Afinal, a população está vivendo mais, no entanto, como esse tempo a mais será vivido? Nossa proposta é falar sobre o processo de envelhecer e trazer conhecimento ao público, falando sobre as doenças que podem aparecer, os profissionais de saúde a quem devemos recorrer, além de outras questões importantes no que se refere ao envelhecimento”, comentou.
A palestra feita pelo teólogo Leonardo Boff será mediada por Lilian Hennemann, médica anestesiologista com formação em medicina paliativa e atuação no tratamento da dor. A intenção é fazer um resgate do humano, levantando questionamentos éticos ao público, estimulando a conscientização sobre a forma que os profissionais de saúde cuidam das pessoas, os valores que estão em jogo no dia a dia desses trabalhadores e se eles estão de fato dando o melhor de si ao olhar para o próximo.
“A velhice é a última chance que a vida nos oferece para dar um toque final ao que construímos e para acabar de amadurecer. Ela traz naturalmente experiências de vida e com isso certa sabedoria existencial. Todo idoso possui limitações, próprias da idade. Daí a importância de cuidar dele, não permitir que se sinta marginalizado, mas parte da família e da sociedade. Essa é a ética humanitária para com nossos queridos idosos, que são nossos avós e avôs. E por fim, queremos acompanhá-los quando fizerem a grande travessia rumo à eternidade. Nunca esqueçamos que também nós seremos um dia idosos e idosas”, declarou Boff, que estará vendendo e autografando as suas obras durante o evento.
Ao longo do ano, será realizado um ciclo de oito palestras sobre o envelhecimento, alternando em conferências científicas voltadas para profissionais de saúde e mesas redondas direcionadas ao público, onde será apresentado o resultado debatido nas conferências.
“Para onde estamos caminhando? Essa é a questão que buscamos responder em nossos encontros. Teremos um ano de debates enriquecedores pela frente e acreditamos que essas discussões contribuem não só para o lado humano de cada um, como também para o lado profissional, fazendo com que as pessoas que atuam nessa área reflitam sobre sua própria atuação ao cuidar do próximo”, finalizou Jociane.
Serviço:
Palestra com Leonardo Boff
Data: 30 de março
Horário: 19h
Endereço: Palácio de Cristal
Entrada gratuita
A Unifop fica na Rua do Imperador, 970, sala 510, no Centro de Petrópolis (RJ). Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2246-3352.