Como decorar imóveis alugados
Por Fernanda Lopes – colunista
Morar de aluguel é a realidade de muitos e sabemos que os contratos de locação sempre vem cheios de detalhes que impedem que o morador realize modificações para transformar aquele espaço em um lar com mais personalidade.
Muitas vezes, detalhes como pisos e revestimentos datados, esquadrias mal cuidadas e outros detalhes podem tornar aquele espaço fora do seu gosto particular.
Há proprietários apoiam que seus inquilinos façam reformas, desde que sob consulta, e até mesmo abatem o aluguel, mas os menos flexíveis não permitem sequer um preguinho na parede.
Pensando nisso, venho trazer algumas ideias para que você consiga personalizar um espaço sem gastar muito, fácil de reverter, sem obras e ainda assim, deixar esse local com cara de lar e com a sua cara.
1 – Paredes
Pintura, papel de parede e adesivos de paredes entram em cena para trazer mais vida e personalidade.
São de fácil aplicação e fácil reversão. E, como os contratos de locação normalmente te obrigam a pintar o imóvel antes de entregar, não vai te afetar além do que você já precisaria fazer.
O papel de parede pode ser aplicado em paredes estratégicas, como fundo para a cabeceira da cama, uma parede de destaque na sala, ou até mesmo em um lavabo. A variedade de estilos e cores dos papéis de parede, te permitirá infinitas possibilidades…
A pintura também é uma boa, pois normalmente casas e apartamentos alugados costumam ser pintados de branco em sua totalidade. Isso pode ser resolvido com umas demãos de tinta e muito carinho!
Atente para a escolha da cor, pois se escolher cores muito escuras, você vai gastar mais na hora de devolver o imóvel, pois gastará mais material para cobrir a cor de branco novamente.
Você ainda pode optar pela pintura de meia parede que está super em alta e ainda faz um efeito super bacana. Eu sou muito fã!
Os adesivos de paredes são mais adequados para a superfícies de revestimento. É possível fazer uma faixa decorativa na cozinha ou banheiro, por exemplo. A facilidade de aplicação e retirada, te dá inclusive a chance de trocar o adesivo de tempos em tempos, mudando sempre a cara do cômodo em questão.
Neste mesmo quesito, entram também adesivos decorativos que podem fazer uma personalização bem bacana em quartos infantis, por exemplo. Também há adesivos decorativos para outros ambientes e alguns modelos que fazem até mesmo o papel de quadros, além do adesivo-lousa, onde você pode escrever e desenhar.
2 – Piso
Invista em tapetes! Tapetes são aliados fortes de pessoas que alugam imóveis. Eles podem mudar totalmente a cara de um ambiente e esconder com beleza, pisos antigos ou desgastados. Uma dica muito simples, mas também muito eficiente.
Caso entre em um acordo com o proprietário, o piso vinílico e pisos laminados podem também ser uma opção viável. A instalação é rápida, bom custo-benefício e durabilidade.
Porém, nesse caso, sempre converse com o seu locador antes de uma intervenção assim para negociar abatimento, pois ao contrário do tapete, você não terá como levar esses pisos com você, caso se mude.
3 – Mobiliário
Eu sou fã de móveis planejados e das possibilidades que eles trazem. Não é a toa que sou projetista há muito tempo e não enjoo dessa função. Porém, quando você vai mobiliar um imóvel que não é seu, só recomendo móveis planejados para quem consegue negociar abatimento com o locador, pois é muito raro que você consiga retirar os móveis planejados de um lugar para utilizar em outro. Utilizando móveis “soltos”, ainda é possível realizar uma boa proposta.
No caso de armários de cozinha, por exemplo, em muitos imóveis você já é capaz de encontrar o básico: armários embaixo da bancada da pia e até mesmo alguns armários aéreos, em alguns casos. Porém, às vezes é necessário complementar. A dica é: meça os espaços livres, considere a circulação e invista em armários ou estantes como complemento, pois é normal que se precise de um pouco mais de armazenamento.
Para armários de dormitório, talvez você não consiga aproveitar um espaço em “L”, por exemplo sem móveis planejados. Caso não haja um acordo com o proprietário para te facilitar a colocação de planejados, minha dica é: compre um armário solto e complemente sua necessidade de armazenamento com prateleiras, nichos e araras.
4 – Iluminação
A maioria dos imóveis alugados possuem uma iluminação básica e depois que você se acomoda no local, acaba percebendo carência de iluminação em diversos pontos da casa.
Para sanar esse problema, recorra ao uso de abajures, luminárias e fitas de led como iluminação complementar. Não esqueça de verificar se a fiação do local não apresenta problemas, ou se a distribuição das saídas de luz são adequadas, para evitar dores de cabeça futuras.
5 – Cortinas
Uma cortina descolada sempre vai mudar a cara de um ambiente. Elas inclusive são muito úteis na hora de disfarçar uma esquadria que esteja acabadinha… rs
Escolha os tecidos e cores que mais façam sentido com relação aos seu estilo para que elas complementem sua decoração sem agredir. Aqui no site eu já até fiz um texto só sobre cortinas, que você pode consultar para se aprofundar mais no tema.
Ainda há muitas possibilidades para decorar seu imóvel alugado, mas se eu for continuar, ficaríamos com um texto imenso! rsrs
Não se engane: seu lar é seu lar, mesmo que o imóvel não seja sua propriedade, cuide com muito carinho do local onde vive e assim você será muito feliz, mesmo que não seja dono do imóvel. E na verdade, é isso que importa, não é? Ser feliz!
Se quiser mais dicas, contate uma assessoria em Design de Interiores. Eu e muitos profissionais da área oferecemos esse serviço que é super útil e vai te ajudar muito a economizar. E… ao contrário do que se pensa: é muito barato!