Confira as exposições do mês nos espaços da Prefeitura de Petrópolis
O Centro de Cultura Raul de Leoni está recebendo em fevereiro duas novas exposições de desenhos: uma em aquarela, “As faces da Lua”, e outra em nanquim, “Geométrica”. Além dessas, a mostra “Criando e perpetuando objetos” foi prorrogada devido ao grande sucesso de público. Todas são promovidas pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, e podem ser visitadas até o dia 28 de fevereiro.
A exposição “As faces da Lua”, montada na galeria Van Dijk, traz 26 aquarelas e alguns esboços que apresentam como tema principal o universo feminino. “Tenho mais facilidade de desenhar mulheres, e acabo me representando nos desenhos”, define a jovem artista Lua Machado, ilustradora e pintora autodidata que desenha desde pequena. Essa é sua primeira exposição individual, e suas obras são criativas e de traços delicados.
Na Galeria Aloísio Magalhães, ilusão de ótica, combinação de formas geométricas, uso de linhas paralelas e poucas cores na mostra “Geométrica”, onde o artista plástico Luís Lage expõe 24 obras inéditas com desenhos a nanquim sobre papel. Ele explica que não dá nome aos quadros, permitindo assim diferentes interpretações. “É uma forma das pessoas participarem e transportarem a experiência de vida de cada um para o desenho”, explicou.
Além das novas mostras, os petropolitanos e turistas ganharam mais tempo para prestigiar a magia da arte produzida por Camilo Moreira na exposição “Criando e perpetuando objetos”, na Galeria Djanira, que foi prorrogada. “Mais de 800 pessoas vieram conhecer o meu trabalho, e muitas estão trazendo material como doação. São crianças, adultos e idosos, isso é muito gratificante. Foi meu recorde de visitação”, comemorou o artista.
O resultado é um trabalho totalmente original: Camilo utiliza materiais descartados como peças retiradas de computadores, celulares e outras que iriam para o lixo e cria miniaturas de carrinhos e bonecos, relógios, robôs, chaveiros, e outras peças maiores, formando colinas com suas habitações e objetos de parede.
As exposições ficam abertas das 10h às 18h, de terça a sábado, e das 10h às 17h aos domingos. A entrada é franca. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro Histórico. Telefone (24) 2233-1200.
Arte nos distritos
Além do Centro Histórico, os espaços culturais nos distritos também ganharam exposições este mês. Todas com entrada franca e classificação livre. “Expressões e movimentos” e “Aquarelas” podem ser visitadas até o dia 28, e a exposição no CEU Praça Corta-Rio até o dia 19.
No Centro Cultural Estação Nogueira, na Praça de Nogueira, “Expressões e movimentos” é a 4ª mostra de quadros do artista petropolitano Eugênio Fernandes, que retrata em 27 telas o cotidiano mesclado com sua visão criativa, criando expressões, traços e cores na pintura acrílica sobre tela. A visitação acontece de segunda a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.
Na mostra “Aquarelas”, em cartaz no Espaço Cultural Peter Brian Medawar, no Parque Municipal em Itaipava, o artista Walter Berner apresenta uma série de aquarelas representando diversos temas, inclusive com paisagens e o entorno rural de Petrópolis. Ele também fará demonstrações de pintura de aquarela nos dias 13 e 27/2, às 9h30 e às 14h. As obras podem ser vistas de segunda a domingo, das 9h às 18h.
“Relembrando nossos carnavais…” é o título da exposição de fotografias de carnavais de época do 5º distrito, com registros sobre a festa que movimentava a folia na Posse e que permanece viva na memória de muitos moradores. O acervo conta com fotos desde a década de 70 e promete um verdadeiro passeio histórico-cultural fotográfico. No CEU Praça Corta-Rio, na Posse, com visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Por se tratar de um blog voltado a cultura e jornalismo, deveriam colocar o crédito das fotos, pois é um trabalho autoral, no caso a foto do Centro de Cultura.
Obrigado.
Helcio.
Olá Helcio. Vou creditar a foto com certeza. O material chegou da Prefeitura e, me desculpe, não me lembro de ter visto o crédito. Como jornalista e FOTÓGRAFA, que sou, também acredito na necessidade de creditar os autores. Abraços!!