Curso na UCP visa impulsionar criatividade por meio do Cinema
O I Cine Mundo da UCP (Universidade Católica de Petrópolis) tem como objetivo despertar a consciência crítica e valorizar o potencial criativo a partir de debates que decorrem de uma seleção de filmes. O curso é aberto a todos os públicos e será realizado aos sábados, de 15 de agosto a 28 de novembro, de 9h30 às 12h30. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 12 de agosto no site www.ucp.br. O investimento total para participar do programa é de R$ 25.
“O cinema contribui para a emancipação intelectual crítica e é mais do que uma visão da realidade. É um produtor da realidade e de consensos, é soft power. Cinema é uma fábrica de visões”, explica o professor da graduação em Relações Internacionais da Universidade e responsável pelo projeto, Henrique Paiva.
Dividido em três partes, com quinze filmes no total, o curso visa primeiramente compreender os discursos que o cinema é capaz de transmitir. Integram esta primeira lista obras como ‘Mera Coincidência’, do diretor Barry Levinson (EUA, 1997) e ‘Cidadão Kane’, dirigido por Orson Welles (EUA, 1941). Já em um segundo momento, a proposta será avaliar filmes distópicos, gênero que apresenta narrativas fictícias pessimistas, com situações adversas. Neste contexto estão ‘Laranja Mecânica’, de Stanley Kubrick (EUA, 1971); ‘1984’, de Michael Radford (ING, 1984) e ‘Valsa com Bashir’, de Ari Folman (ISR, 2008). A terceira etapa consiste em um conjunto de filmes que debatem questões existenciais, como ‘O Fabuloso Destino de Amélie Poulain’, de Jean-Pierre Jeunet (FRA, 2001); ‘O Pequeno Príncipe’, baseado na obra de Antonie de Saint-Exupery e dirigido por Stanley Donen (ING, 1974); ‘Brilho eterno de uma mente sem lembranças’, dirigido por Michel Gondry (EUA, 2004) e ‘Zorba, o grego’, do diretor Mihalis Kakogiannis (GRE, 1964).