Deixe sua sala segura para as crianças em passos simples
Colunista Fernanda Lopes
Com crianças na área sempre precisamos redobrar os cuidados e a atenção com vários detalhes para garantir o bem estar dos pequenos. Neste texto, pretendo levar a você algumas modificações e sugestões simples do que fazer para adaptar sua decoração para garantir um ambiente mais seguro e mais divertido para as crianças.
Dê preferência a móveis e outros objetos em formatos arredondados. Assim você evita já na composição do ambiente que o mobiliário tenha as temidas quinas que oferecem risco.
Imagem do Pinterest
Para o caso de sua casa já estar mobiliada, você pode utilizar os famosos protetores de silicone para cobrir as quinas e evitar acidentes. Atenção ao acabamento dos móveis ao utilizar esses protetores e jamais utilize cola para fixá-los para não danificar o móvel. No mercado há alguns modelos que são bem discretos.
Imagem do Pinterest
Cuide para que peças quebráveis em materiais como vidro e cerâmica, por exemplo, fiquem longe do alcance dos pequenos. Isso evita não somente a quebra das peças, mas também possíveis cortes que essas peças podem provocar ao serem partidas.
Guarde bebidas e outros produtos tóxicos em armários que possam ser trancados à chave. Isso vai evitar problemas seríssimos.
Imagem do Pinterest
Cuidado extra ao escolher as plantas que irão compor o ambiente. Muitas plantas são tóxicas, ou possuem espinhos e as crianças menores podem acabar se intoxicando ou se ferindo. Ao escolher plantas que não oferecem esse tipo de perigo, você poderá ficar despreocupado e seu filho poderá ter contato com as plantinhas e já ir nutrindo amor pela natureza desde cedo.
Imagem do Pinterest
Atenção na escolha de tapetes para o ambiente. Evite passadeiras em excesso e garanta que seus tapetes possuam tratamento antiderrapante. Segurança para as crianças e para adultos também.
Tapetes macios e felpudos são um toque a mais de carinho para os bebês que ainda estão engatinhando ou aprendendo seus primeiros passos.
Imagem do Pinterest
É recomendado que o espaço destinado às brincadeiras seja demarcado. Assim, caso receba visitas ou precise realizar algumas tarefas no cômodo, poderá ficar de olho nos pequenos.
Imagem do Pinterest
Para criar este espaço, é importante ter um tapete (observando a dica já mencionada) e alguns brinquedos! Eles podem ser guardados em caixas que combinem com a decoração da sala. Assim, o espaço ficará organizado. Hoje em dia, é possível encontrar uma grande variedade de utilidades para crianças com cara de peça de decoração.
E o mais importante: curta a infância de suas crianças. Nesta fase é muito mais importante o desenvolvimento saudável dos seus filhos do que uma casa perfeita de revista.
E então, gostou das dicas? Espero que sim!
Caso precise de uma consultoria profissional para a criação de um espaço bonito e amigo das crianças, me contate através do meu perfil no Instagram: @fernandalopesinteriores
Um abraço e até a próxima!