ACONTECE NA SERRA DO RIO

Dell’Arte realiza o 17º Festival de Inverno de Petrópolis

Dell’Arte realiza o 17º Festival de Inverno de Petrópolis

Concertos, ópera, música popular e instrumental, shows e atividades infantis estão entre as atrações que vão tomar conta da cidade em 10 dias de programação intensa e gratuita a partir de 7 de julho

Petrópolis, a Cidade Imperial, se prepara para ser aquecida nesta estação com a realização do 17º Festival de Inverno de Petrópolis. O evento que acontece de 7 a 16 de julho, é reconhecido como um dos festivais de música mais importantes do Brasil. O Festival ocorrerá no Centro Histórico de Petrópolis, em diversos espaços emblemáticos da cidade como a Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Casa de Stefan Zweig, Praça da Liberdade e Centro Cultural Raul de Leoni. Com 10 dias de festa, o Festival deve atrair centenas de moradores e turistas que poderão apreciar espetáculos da mais alta qualidade e de diferentes gêneros musicais.

O Festival de Inverno de Petrópolis 2017 é uma realização do Instituto Dell’Arte, fundado e presidido pela professora e empresária, Myrian Dauelsberg. “É nossa função contribuir para a democratização de cultura e inclusão social através das artes, além do apoio aos talentos da nova geração”, destacou Myrian Dauelsberg. “Este festival é fruto da parceria entre entidades, empresas e pessoas que acreditam na arte como fator de transformação da sociedade. A realização do 17º. FIPET só vai ser possível porque contamos com a sensibilidade dos nossos parceiros, e juntos, conjugamos esforços para oferecer gratuidade em todos os eventos. O importante é proporcionarmos acesso livre ao público a espetáculos de qualidade”.

O prefeito Bernardo Rossi, destacou a relevância do evento e sua contribuição para a cidade. “Petrópolis é conhecida por sua cultura e o Festival de Inverno de Petrópolis tem importante papel nesse reconhecimento, pois é um dos grandes eventos do calendário oficial do município. É um festival consolidado com uma proposta incrível de levar ao grande público a música erudita, clássica, e também popular com uma programação de grandes nomes da cena cultural. O FIPET é um evento esperado pelo público, que valoriza a cultura, contribui para o turismo e tem grande importância para a cidade”.

PROGRAMAÇÃO

A abertura oficial do evento será no dia 7 de julho, sexta-feira, às 20h, na bela Catedral São Pedro de Alcântara – construída em homenagem ao Imperador D. Pedro II – apresentando um concerto da Orquestra Sinfônica Cesgranrio, sob a regência do Maestro Eder Paolozzi, com a participação especial do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, sob a regência do maestro Marco Aurélio Lischt. Programado também para o santuário em outro momento, um recital de órgão com o maestro e organista Marco Aurélio Lischt.

No deslumbrante cenário do Palácio de Cristal – encomendado pelo Conde D’Eu e inaugurado em 1884 para abrigar exposições de produtos hortícolas e pássaros da região – a série “SESI Cristal Jazz” traz grandes nomes da música brasileira comoGilson Peranzzetta, Mauro Senise e Mark Lambert. O local ainda vai ser palcodo espetáculo “Fina Flor“ com Roberta Spindel, o coral Gerando Vozes, banda Vulgo Rock Blues, o show com Mariano Trio, oficinas infantis e o concerto de encerramento com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Bandas locais farão a abertura de alguns shows.

O Museu Imperial será palco dos concorridos “Concertos ao Meio Dia”, projeto de formação de plateia e de apoio à nova geração de pianistas, com apresentações de: João Elias e Aleyson Scopel, Silas Barbosa e Patrícia Glatzl, Lígia Moreno, André Signorelli, Felipe Naim e Kátia Balloussier, e dos românticos “Concertos à Luz de Velas”, com o pianista Diogo Monzo, a soprano Angélica de La Riva e Priscila Bonfim, o Quarteto Quinta Essentia e Camerata de Violões. Ainda no Palácio Imperial, homenageando os 100 anos da música brasileira, Estevão Herman apresenta vídeos inéditos com grandes nomes da MPB.

Apresentações de ópera e shows estão programadas para acontecer no Theatro D. Pedro, referência cultural e artística. O prédio traz traços da arquitetura art-nouveau e art-déco. No local teremos a banda BlueBeetles, a Ópera Viva La Mamma de Donizetti e o coral Brasil Ensemble, ambos da Escola de Música da UFRJ, o grupo PianOrquestra e os espetáculos “Começaria tudo outra vez – Um tributo a Gonzaguinha“ e “Eternas Canções” com Marcio Gomes. Ainda no Theatro D. Pedro, bate-papo com a artista de primeira grandeza, Ana Botafogo falando dos bastidores dos grandes ballet.

Novidade no FIPET, a Casa de Stefan Zweig, última residência do escritor austríaco e de sua esposa Lotte, estreia na programação com recital do Duo Mignone, formado por Carolina Faria e Eliara Puggina.

A Praça da Liberdade – projeto paisagístico assinado pelo botânico francês Auguste Glaziou, de 1886 – vai abrigar o tradicional e animado “O Festival vai à Praça”, com apresentações de grupos artísticos de alunos das escolas municipais, projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis.

O Centro de Cultura Raul de Leoni será palco para a peça de teatro “Quem é você”, do projeto Teatro nas Escolas, da Fundação CESGRANRIO.

Tradição mantida, a “Campanha da Solidariedade” está presente também nesta edição. A campanha tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para instituições carentes. Pede-se a doação de um alimento como ingresso nos espetáculos programados.

 

SERVIÇOS:
17 º Festival de Inverno de Petrópolis/Instituto Dell’Arte
7 a 16 de julho de 2017
Mais informações:
SITE: http://www.fipet.net.br/
FACEBOOK:  https://www.facebook.com/FipetDellarte/
*programação sujeita a alterações

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.