Dicas de organização para guarda roupas ou closet
Colunista Fernanda Lopes –
Na correria nossa de cada dia, pode ser desafiador manter a organização do guarda roupas, não é mesmo? Mas não se preocupe. Vou te passar algumas dicas valiosas que vão te permitir não só manter tudo organizado, como também vão ajudar muito no seu dia-a-dia.
Acredito que o maior desafio de um guarda roupas organizado seja manter ele assim. Normalmente a gente tira um dia de inspiração e arruma tudo de cima a baixo, mas em uma semana de correria: já era a arrumação. Existe a dificuldade de manter tudo no lugar depois de um dia cansativo de trabalho e é uma injustiça tirar seu dia de folga para ficar arrumando, não é?
Mas vou te falar em uma só palavra, o que faz um guarda-roupas estar sempre impecável: disciplina. Beleza, ok, mas como conquistar essa disciplina? Seguindo essas dicas você consegue. Então…. Segura!
1 – Faça uma “limpa”
Seja realista com relação ao tamanho do seu guarda roupas ou closet. Ele realmente comporta tudo o que você tem? Se a resposta for negativa: o que tem em excesso que pode ser eliminado?
Use o infográfico abaixo para te ajudar a reduzir a quantidade de peças que armazena e principalmente: repense seu consumo.
Esse descarte de roupas sem uso, deve ser feito umas duas vezes ao ano para que tudo fique sob controle.
2 – Organização
Lance mão de organizadores, invista em cabides e caixas para que tudo tenha seu lugar e para que o espaço seja otimizado. Use cabides padronizados (iguaizinhos) e o mesmo para as caixas e organizadores. Se tudo estiver “combinando” você terá mais ânimo de deixar tudo em ordem.
Se tiver etiquetadoras, use-as. Caso não tenha, você pode usar post it, ou qualquer tipo de etiqueta que deseje para te ajudar.
Defina o lugar para cada tipo de peça e obedeça religiosamente.
3 – Os cestos
Você precisa ter apenas dois cestos: um das roupas para lavar e um das roupas limpas. Elimine cesto de roupa passada/pronta para guardar. Esse terceiro cesto é dispensável e só o que ele faz é colaborar para a procrastinação.
Ainda com relação aos cestos, eduque-se para que ao tirar uma peça de roupa que você sabe que será lavada, já colocá-la imediatamente no cesto de roupas para lavar.
A disciplina entra também no momento de recolher as roupas após lavadas. Direcione instantaneamente tudo para seu lugar: já passe o que precisa ser passado e já guarde o que precisa ser guardado.
Uma coisa que faço que adianta bastante é que algumas camisas que não precisam ser passadas, eu já penduro no varal em seu próprio cabide. Assim elas vão direto do varal para o armário.
4 – Dois dias – dois cestos
Nessa correria é importante que você destaque dois dias da semana para verificar os dois cestos e tomar as providências. Verifique se o cesto de roupa já acumulou para lavar e já coloque para lavar se for o caso. E o mesmo vale para as roupas lavadas e passadas se for o caso.
Se fizer disso um hábito, você vai usar no máximo 20 minutos duas vezes por semana nesta tarefa. Não digo o processo de lavar e passar, mas de encaminhar essas tarefas e guardar as roupas.
Espero que essas dicas te ajudem a manter tudo em ordem e fazer disso um hábito, pois guarda roupas arrumado dá uma paz de espírito que só quem tem sabe. Hahaha!
E para você que está procurando um móvel novo e bem dividido, consulte nosso parceiro @casabellapetropolis , pois ele tem opções ótimas de guarda roupas com qualidade e preços baixos.
Um abraço e até semana que vem!