Dicas de Design Sustentável para colocar em prática
Colunista Fernanda Lopes
Cada vez mais o pensamento ecológico se fixa em nossas mentes e cada vez mais sentimos esse chamado ao reaproveitamento de materiais como forma de minimizar o nosso impacto no meio ambiente.
Desde o reaproveitamento através do “Faça Você Mesmo”, passando pelos materiais com menor impacto ambiental, eficiência energética, reciclagem, até às pesquisas para escolher com cuidado empresas que tenham algum programa de sustentabilidade: tudo isso são atitudes que você pode tomar para reduzir a sua pegada ecológica na hora de decorar.
Energia
Ao aproveitar cada espaço da casa, dando atenção aos pontos com maior incidência de iluminação natural, usando tapetes e cortinas (para controle de temperatura), você verá milagres pelo consumo de energia da sua casa.
Esta cozinha conta com telhas translúcidas que permitem maior aproveitamento da luz natural – Imagem do Pinterest
Ao escolher a iluminação artificial, opte por lâmpadas LED, seguidas pelas halógenas e fluorescentes que estão em ordem da mais para a menos econômica.
Caso esteja construindo ou reformando, consulte orçamentos de placas solares. Elas vem se tornando populares e seus preços tem ficado cada vez mais convidativos.
Consciência ambiental
Na hora de trocar um móvel, pense bem se ele não pode ser repaginado e readaptado de alguma maneira no seu lar. Caso não seja este o caso, opte por comprar produtos de fabricantes que tenham programas de sustentabilidade e pergunte se eles possuem o selo ISO 14001 que é a certificação de gestão ambiental.
Conheça e pesquise opções de materiais ecológicos ou sustentáveis para móveis e estrutura da casa. Elementos como a madeira de demolição e o azulejo de demolição ou azulejo antigo são bonitos e também ajudam a preservar o meio ambiente. Verifique também opções de tintas e outros revestimentos ecológicos.
Estilos ecologicamente corretos
Ao mudar seu estilo de decor para estilos que prezam móveis e acessórios usados, reciclados, antigos, você automaticamente “muda a chave” para o lado ecológico da força.
Os estilos boho chic, retrô, rústico, industrial e a decoração afetiva são meios de usar personalidade aliada ao design sustentável para o seu interior.
Assim, você vai criar espaços maravilhosos, cheios de personalidade e ainda com a consciência tranquila.
A seguir, inspirações diversas para você que está querendo aderir a um estilo de decoração amigo do planeta.
1 – Mesinha com pneu reaproveitado, bem como os pés que parecem ter sido retirados de algum móvel antigo. O centro da peça ainda serve como terrário para suculentas.
2 – Na imagem a seguir, uma composição de caixotes faz a vez da mesinha de cabeceira. Como vaso para plantas, uma garrafa usada ainda conservando o rótulo deu muito charme.
3 – Já na imagem seguinte, a mesinha de cabeceira foi feita com tijolos, mostrando uma característica mais urbana e moderna. A luminária é um refletor aproveitado e um toque de verde aqui e ali dão vida ao cantinho.
4 – Este quarto a seguir saiu em alguma revista de decoração. Foi todo feito pelo próprio morador que “fatiou” tijolos maciços para criar o revestimento ao fundo, fez as araras com canos e conexões, a luminária com bocais e latas, móveis com caixotes e paletes e reaproveitou uma infinidade de objetos vintage originais, criando essa beleza aí.
5 – Uma cabeceira toda feita em madeira de demolição ainda com os resíduos da tinta. A iluminação embutida e os recortes desiguais das ripas dão ainda mais personalidade e charme à composição. Um resultado sofisticado e ecologicamente correto. Amo!
6 – Neste quarto mais uma vez entra em cena o tijolinho maciço fatiado para fazer a vez de revestimento. A tubulação externa para a instalação elétrica evita quebra-quebra, o que não gera entulho, mesinha de cabeceira feita com pneu usado, tampo em vidro e sobras de madeira e a cama em paletes. Um ambiente urbano, jovem e super descolado.
7- Uma cozinha com iluminação natural e paredes claras permite a redução no consumo de energia elétrica. Os móveis adaptados com caixotes, estantes e prateleiras reaproveitados garantem um compromisso com a sustentabilidade e ainda deixam o ambiente com personalidade e custo baixo.
8 – Reaproveitar um móvel antigo dando um novo uso, ao invés de comprar um móvel novo é uma forma simples de ajudar na redução do lixo sem abrir mão de beleza e estilo. Este banheiro ficou totalmente diferente do comum com um móvel reaproveitado. Ao receber nova pintura e aliado com objetos decorativos em harmonia com a proposta, o banheiro ficou incrível e garanto que o custo também ficou interessante.
Espero que goste, se inspire e pratique. Um abraço e até semana que vem!