Dicas de locais para passear de bike em Petrópolis
Para a galera que nesta pandemia decidiu começar a andar de bike, segue aqui dicas de passeios bem interessantes em Petrópolis. Vale ressaltar que esta pauta foi enviada pelo Celso Aleixo, carioca que adora a Cidade Imperial, e que promete subir a serra em breve para dar seus passeios de bicicleta com a família!
O parque Municipal de Petrópolis (Estr. União e Indústria, 10000 – Itaipava) é um dos pontos mais centrais dos distritos para quem gosta de andar de bike. O espaço é conhecido por seus grandes eventos e shows, mas quando está sem atrações fica aberto ao público para lazer.
Outro lugar bem interessante é o Vale das Videiras. Lá existe o Galpão Caipira, onde há aluguel de bikes, caso você chegue sem a sua e queira desbravar a região. Mas tem também vários pontos em Secretário e Araras, onde o passeio de bike é mais que convidativo!
Agora, para quem prefere ficar no Centro Histórico, sem grandes aventuras e no asfalto, a dica são as ruas Ipiranga, Avenida Koeler e outras tantas.
O que é cicloturismo
“A vida é como andar de bicicleta. Para ter equilíbrio, você tem que se manter em movimento”. (Albert Einstein)
Mesmo com veículos ainda rudimentares, viajar de bicicleta já era relativamente comum na Europa no século XIX. Em 1820, na França, adolescentes já eram vistos passeando em grupos pelas cidades do interior. Em 1869, na Inglaterra, três amigos resolveram pedalar de Londres até Brighton, um percurso de 90 km, levando cerca de 15 horas. O evento chamou atenção da mídia, que chamou a aventura de “um feito extraordinário”. E a moda foi se espalhando…
Cicloturistas
Seja para quem quer estar antenado, fazer exercícios, poupar dinheiro ou salvar o planeta, a bicicleta se encaixa como uma solução perfeita na hora de viajar. Distâncias curtas ou longas, não há limite.
A comunidade de cicloturistas no Brasil é grande. Muitos, inclusive, sequer são familiarizados com o termo. É gente simples, que pega a bicicleta e simplesmente sai por aí pedalando. Dedique-se a conhecer as histórias dos locais por onde passa, elas são experiências de vida e fontes de enormes aprendizados!
Fonte: Mala de Aventuras/SouPetrópolis/Melhores Destinos