Dicas para acertar na escolha do revestimento da cozinha
Colunista Fernanda Lopes –
Quando a obra chega na fase da colocação dos revestimentos, significa que já está na reta final. Porém, assim como todas as etapas, tudo deve ser muito bem planejado e nada de afobação! Aqui, vou te passar dicas valiosas que vão te ajudar a escolher o revestimento ideal para a sua cozinha.
A cozinha é um ambiente onde entram em ação diversos elementos que fazem com que o uso de revestimento seja a escolha mais acertada: vapor, água, gordura. Tudo isso, faz com que fique muito mais prática a manutenção deste cômodo se ele estiver todo revestido.
Muitas pessoas optam por revestir somente a área da pia e por trás do fogão, o que também é bem eficiente, mas se puder, recomendo o revestimento em todo o ambiente, mesmo que seja variado, como veremos a seguir.
Tipos de revestimentos recomendados
Cerâmica, azulejos, pastilhas de vidro e porcelanato.
Eles são uma excelente opção, pois além de resistência, são superfícies laváveis e de fácil manutenção, onde é possível utilizar produtos de limpeza domésticos para a remoção de sujidade de forma facilitada. Não recomendo revestimentos com textura, pois isso dificultará a limpeza.
Sobre a cerâmica, ao comprar uma de boa qualidade ela será durável, funcional e sustentável, pois sua matéria prima é a argila, que pode ser recuperada do meio ambiente ao contrário dos mármores e granitos. Além disso tudo, as cerâmicas possuem preço acessível e isolamento térmico. Ou seja, ela não retém calor em sua superfície, o que é de extrema importância em uma cozinha, certo?
Para quem ama pisos em madeira, prefira os porcelanatos que imitam madeira. Você tem o visual da madeira, mas a durabilidade e praticidade do porcelanato. Madeira em um piso de cozinha pode não ser uma boa ideia, por mais que você veja isso em programas de decoração….
Tamanho da Cozinha
Na hora de escolher o tamanho do revestimento, leve em consideração as dimensões da cozinha. Pense comigo: uma cozinha grande, usará mais material do que uma cozinha pequena, o que deve ser levado em consideração no orçamento do metro quadrado do material escolhido. Pense de maneira econômica: existem muitas opções de grande qualidade e beleza com preços bem interessantes.
Esqueça essa lenda de que deve usar revestimento pequeno em cozinha pequena e revestimento grande em cozinha grande. Isso nem faz sentido! Os revestimentos em grandes proporções podem criar um efeito incrível de ampliação em uma cozinha pequena, assim como revestimentos em proporções pequenas podem deixar uma cozinha grande mais interessante.
De qualquer forma, só recomendo o uso de revestimentos menores em pequenas partes de destaque, como no caso de pastilhas e metro white tiles (os azulejos de metrô).
Combinando paredes e piso
O uso do revestimento igual tanto nas paredes quanto no piso não é muito usual e eu não recomendo. Até porque o revestimento de parede costuma ser mais frágil do que o que é próprio para o piso. Para um resultado interessante, opte por uma composição complementar e harmoniosa.
Um tom mais escuro no piso e paredes mais claras, acrescentar uma faixa decorativa e outras alternativas que podem fazer de sua cozinha um ambiente agradável, bonito e funcional. Peça ajuda ao seu designer de interiores para criar composições bonitas e em harmonia para sua cozinha.
Leve os móveis em consideração
Ao escolher o seu revestimento de cozinha, leve em consideração que tipo de móveis irá utilizar, cores, texturas… Prevendo o tipo de móvel a ser utilizado, você consegue preparar seu revestimento como um fundo de paisagem para receber os móveis sem confronto.
Quando você não leva isso em consideração, poderá criar um ambiente com um visual poluído e cansativo.
Detalhes técnicos
Cada revestimento possui uma porosidade – que diz o quanto ele pode absorver ou não a água – e um nível de aderência, o que pode tornar o piso mais ou menos escorregadio.
Esses detalhes são muito importantes a serem levados em consideração, pois como a cozinha é um local que terá constante contato com água e vapor, é de se notar que esses detalhes sejam considerados.
Além desses tópicos técnicos, outro pormenor a ser observado são as instruções para instalação. É necessário ver qual é a recomendação do fabricante relacionada à espaçamento, preparação da superfície e outros pontos sobre a colocação do revestimento para que este seja bem assentado e não traga nenhum problema no futuro.
Dica Bônus!
Se você deseja uma cozinha atemporal, ou seja, que resista às tendências e que seja bonita independente da época, escolha revestimentos em cores neutras, sem “desenhos” ou detalhes que estejam na “moda”. Os clássicos nunca saem de moda e os tons neutros nunca enjoam. Dê personalidade à sua cozinha com elementos decorativos e pequenos detalhes.
Espero que as dicas tenham clareado suas ideias por aí.
Um abraço e até semana que vem!
Instagram: @fernandalopesinteriores