ACONTECE NA SERRA DO RIO

Dicas para aquecer seu inverno com lareiras

Dicas para aquecer seu inverno com lareiras

Por Fernanda Lopes, colunista –

Com o clima esfriando cada vez mais, podemos notar pelo nosso outono que o inverno será rigoroso esse ano por aqui pela serra. Quando isso acontece, começamos a pensar em meios de melhorar o aquecimento em nossas casas e as lareiras são uma excelente opção para essa função.

Muitas casas da região serrana do Rio, principalmente as mais antigas,  já possuem lareiras tradicionais em suas construções, mas aqui eu gostaria de falar sobre outros tipos de lareiras e opções para quem não possui uma lareira tradicional em casa e até mesmo opções para serem utilizadas em apartamentos.

Lareira tradicional

Imagem do Pinterest

Vamos começar pelo óbvio, a lareira convencional é aquela alimentada a lenha e precisa de uma chaminé para exaustão. É um tipo de lareira que produz odor dentro do ambiente, bem como gás carbônico, o que pode ser um tanto quanto prejudicial à saúde. Mesmo com a chaminé, que serve para direcionar os gases nocivos para fora do ambiente, é recomendado que se deixe alguma ventilação no local. É um tipo de lareira fixa.

Em contrapartida, as lareiras a lenha são responsáveis por uma atmosfera bucólica através da experiência que fornece desde o trabalho envolvido em acendê-la, até ao som do estalar da madeira no fogo. Por isso muitos ainda preferem a lareira tradicional.

Lareira à Gás

Imagem do Pinterest

Neste tipo de lareira, não é necessário a chaminé (duto de exaustão), mesmo produzindo chama real, pois nesse caso, o fogo produzido não emite gases no ambiente. Isso permite que se instale sem as mesmas complicações de uma lareira tradicional, pois só depende de um ponto de gás, que pode vir de uma instalação na parede ou de um botijão (devendo-se observar todas as normas técnicas para sua segurança).

Apesar de dar mais opções de locais de instalação, ainda assim é um tipo de lareira fixa, pelo motivo já citado.

Lareira Elétrica

Imagem do Pinterest

Este tipo é um aquecedor decorado com aparência de lareira, que simula o fogo, porém não produz chama. Existem modelos portáteis que lhe permite usar em qualquer ambiente que possua uma tomada e existem modelos que necessitam de uma instalação fixa. A imagem de fogo produzida pode ser bem realista e a temperatura do calor pode ser controlada em um simples termostato. Em contrapartida, vai aumentar o consumo de eletricidade em sua casa, dependendo do modelo, um aumento considerável.

Lareira Ecológica

Imagem do Pinterest

Na minha opinião técnica, a melhor opção nos dias de hoje e em muitos casos, a única opção para quem mora em apartamento. Como o próprio nome já diz é a que tem menor impacto no meio ambiente, uma vez que é alimentada por etanol (álcool) e não produz gases nocivos. A chama é real, o que proporciona uma agradável experiência.

Ela agrega tudo o que tem de melhor: pode ser utilizada e movida de ambiente em ambiente (inclusive áreas externas) pois não necessita de ponto elétrico nem de gás ou chaminé para exaustão. Não emite poluentes e não consome madeira e ainda assim possui chama real. Além disso, são encontradas em diversos modelos, formas e tamanhos: o que contribui como elemento decorativo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.