Dicas para o uso de tapetes na sala
Colunista Fernanda Lopes
Já está começando a esfriar, e para nós aqui da Serra do Rio, nada melhor do que um tapete bem escolhido para trazer conforto, aconchego e dar aquele up no visual da sala, não é mesmo?
Os tapetes trazem elegância, sofisticação e aconchego. Hoje em dia encontramos diversos tipos de tapetes, com texturas, materiais, lisos, estampados, contemporâneos e com uma pegada retrô: para que o tapete entre de forma adequada ao seu decor é preciso saber como usar esse acessório com equilíbrio visual e de maneira harmoniosa com os demais elementos do cômodo.
Imagem do Pinterest
Para que isso aconteça, vamos observar e respeitar o estilo de decoração, respeitar a cor que melhor se encaixa à paleta já presente, o material que agrega em beleza e praticidade, tamanho adequado, entre outros. Esses detalhes vão criando um funil que vai te ajudar na escolha do tapete.
Imagem do Pinterest
Tapetes estampados agregam em personalidade e deixam o ambiente mais descontraído. Há estampas das mais variadas para combinar com estilos mais clássicos, rústicos ou contemporâneos. A escolha vai depender dos demais elementos que você já possui neste ambiente.
Imagem do Pinterest
Esteja atento também às diferentes texturas de tapetes. Em um ambiente com decoração rústica, vai muito bem um tapete de materiais naturais como sisal, ou algodão cru.
Imagem do Pinterest
Os tapetes felpudos (de pelinho) são muito utilizados em ambientes com pets, pois ajuda a “disfarçar” os pelos soltos do animalzinho – nesse caso atenção à cor que utilizará para que o efeito não seja o exato oposto. Quanto à limpeza, nada que tutores de pets já não estejam familiarizados: aspirador de pó.
Além dessa utilidade, os tapetes felpudos vão muito bem em decorações contemporâneas, trazem bem-estar e proporcionam um conforto tão intenso, que muitos usuários gostam de passar um tempo sentados no chão sobre esse material fofinho.
Imagem do Pinterest
Para criar um ambiente com tapetes sobrepostos, o mais indicado é que seja uma sala bem ampla. Essa técnica é simples, bastando ir colocando um tapete sobre o outro criando uma composição única.
A sobreposição deve ser utilizada sempre com muita técnica para que não deixe o ambiente muito carregado. Varie materiais e formas para criar um efeito bacana e tome cuidado com estampas.
Imagem do Pinterest
Com relação ao tamanho do tapete, o ideal é que os móveis fiquem sobre ele, ou com parte apoiado sobre. Não é uma regra “inquebrável”, mas é considerado o padrão estético mais aceitado. Na minha sala eu optei por um tapete que não fica com móveis em cima dele, pois tenho dois gatos e limpo o tapete com muita frequência para ainda ter que ficar tirando móveis de cima dele. Enfim, use seu senso estético para definir o que fica mais interessante no visual combinado à praticidade que seu dia-a-dia exige. Busque proporção.
Imagem do Pinterest
Espero que após essa leitura você consiga definir melhor que tipo de tapete vai complementar sua sala durante os meses mais frios que estão vindo por aí.
Um abraço e até mais!