Dicas profissionais para um quarto minimalista
Colunista Fernanda Lopes –
Muitas das pessoas que aderem o estilo minimalista não aplicam o estilo na casa toda, mas para quem deseja começar, o quarto pode ser o melhor ambiente. Por ser nosso local de descanso, o estilo minimalista deixa tudo com mais leveza, elegância e aconchego: pontos muito convenientes para promover o relaxamento.
O design clean e bem arrumado garante ao espaço a funcionalidade e conforto que você busca para seu quarto. Agora, acompanhe as dicas para aplicar o estilo.
Desapega
Seu objetivo é se desfazer de tudo o que for supérfluo e abrir mão completamente do acúmulo de qualquer objeto. Comece pelo desapego para garantir que seu quarto minimalista fique com o visual proposto.
Separe e doe ou venda tudo aquilo que não tem uma função objetiva e que está somente ocupando espaço.
Organize
Impossível imaginar bagunça em um espaço minimalista. Por isso, mantenha cada coisa em seu lugar. Sapatos, bolsas e roupas devem estar bem armazenados e se te falta espaço de armazenamento, faça aquele “garimpo” e separe o que está em excesso para doar ou vender – mais desapego! Hahaha! O acúmulo de qualquer tipo de coisa não vai contribuir para a manutenção do seu quarto minimalista, visto que praticidade é um dos focos do estilo.
Mobiliário
Falando em armazenamento em organização, pensamos imediatamente no tipo de móveis que vamos utilizar. Armários planejados em cores neutras são uma boa escolha, pois permitem uma distribuição uniforme e prática para seus armários.
Mesmo dentro do minimalismo você pode optar em utilizar uma poltrona ou cadeira decorativa no quarto. Escolha um estofado clean e jamais deixe que ele se torne um “suporte de baguncinhas”.
A cama box-baú, ou com gavetas também é uma grande aliada, pois se torna mais um ponto de armazenamento discreto e prático.
Iluminação
No estilo minimalista, a iluminação natural é super valorizada, mas sabemos que não podemos abrir mão de luz artificial.
Para aproveitamento da luz natural, use cortinas em tecido translúcido e em cores claras e aproveite bastante a sua janela deixando-a o mais liberada possível.
Para a luz artificial, busque luminárias com design limpo, busque um ponto geral de luz e se for necessário, pode utilizar arandelas, pendentes e até abajures, mas tudo sempre observando um design clean e usando cores claras.
Paleta de Cores
As cores neutras são as mais características quando falamos de minimalismo: branco, cinza, preto, bege e off white, são alguns exemplos de cores que casam perfeitamente com a proposta.
Caso queira adotar algum ponto de cor, dê preferência a tons pastel e escolha somente uma cor e um ponto para aplicar. Por exemplo: almofadas azuis ou uma cortina amarela ou um vaso verde.
Objetos decorativos
Quanto menos melhor! Faça escolhas bem pensadas, dê preferência à peças com design minimalista ou Low Poly. Um objeto em tamanho grande é sempre uma melhor escolha do que vários em tamanho menor.
Caso deseje colocar quadros e pinturas também dê preferência a peças maiores e estilos abstratos compõem melhor nesse tipo de decor. Atente às cores utilizadas nas obras para que não destoem da proposta inicial.
Caso utilize espelhos, use-os sem moldura, aplicados diretamente na parede ou se for usar moldura, opte por um emolduramento discreto, com linhas retas e em cores que se integrem ao restante do ambiente.
Bom, aí estão as principais dicas para que você tenha seu quarto com o melhor que o minimalismo pode te oferecer.
Uma proposta de começarmos o ano com o essencial e sem distrações para nos atrapalhar.
Feliz 2021!
Um abraço e até semana que vem.