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Escolas de Teresópolis recebem projeto de contação de histórias originado na Itália

Escolas de Teresópolis recebem projeto de contação de histórias originado na Itália

Outro bom exemplo na área de educação acontece em Teresópolis. A Escola Francisco Maria Dállia, localizada em Bonsucesso, 3º distrito de Teresópolis, foi a última de 19 unidades da rede municipal de ensino a apresentar, na última semana, para seus alunos do primeiro segmento um projeto de contação de histórias diferente. Enfatizando a fauna e a flora da América do Sul e intitulado “A Natureza Não Tem Fronteiras”, o projeto foi criado pela psicóloga e professora Marcia Cabral da Rocha depois de uma viagem feita à Itália e reúne atividades lúdicas, contação de histórias, oficina de artes e debate.

“Quando estive na Itália percebi que lá se estuda muito mais a Floresta Amazônica do que nas escolas brasileiras. Então comecei um projeto, fazendo um intercâmbio entre crianças brasileiras e italianas, para trazer para nossas escolas um estudo sobre biodiversidade, sobretudo sobre a Floresta Amazônica”, explicou a autora da iniciativa.

Antes de chegar a Teresópolis, o trabalho foi realizado em 32 instituições, entre escolas e pré-escolas particulares e públicas, bibliotecas infantis e livrarias do Brasil, Itália, Inglaterra e França, alcançando mais de 1.600 crianças. Voltada para a faixa etárias entre 3 e 9 anos, os Anos Iniciais e Ensino Fundamental, o projeto teve como coordenadora em Teresópolis, Raquel Furtado, que explicou como iniciou o trabalho na cidade.

“Eu conheci a Marcia Rocha em um evento literário em Recife, promovido pela editora dela. Quando ela me contou sobre o projeto com essa questão ambiental, fiz a ligação entre Teresópolis, sua natureza exuberante, as crianças da zona rural, e surgiu a ideia de trazermos a iniciativa para cá, conscientizando as crianças através de atividades literárias”, contou Raquel Furtado.

Com as estatísticas mundiais apontando para a perda das florestas, da água e do ar puro caso as novas gerações não concentrem sua atenção sobre esse problema, despertar a consciência ecológica e discutir a relação do homem com a natureza em sala de aula é uma questão urgente.

“A Marcia trouxe para os alunos uma reflexão muito positiva sobre esse tema tão atual que é o meio ambiente, a preservação da vida, da natureza e da água. E a leitura é o pilar de todo evento pedagógico das escolas, ainda mais tendo como culminância uma atividade artística. Foi um projeto magnífico e a escola está aberta para todas essas atividades ou propostas trazidas pela Secretaria de Educação ou outras entidades”, concluiu a diretora Ivete Sueli da Costa.

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