Estilo Retrô – entenda e aprenda a aplicar
Colunista Fernanda Lopes –
Charmoso, elegante e ao mesmo tempo divertido. O estilo retrô é uma forma de decorar utilizando referências marcantes de décadas passadas – principalmente 50, 60 e 70.
Além disso, é uma boa oportunidade para reutilizar e ressignificar peças usadas em uma decoração contemporânea.
A principal característica do estilo retrô é a decoração inspirada pelo passado, convivendo em harmonia com objetos contemporâneos. É um estilo que vem ganhando espaço, pois é simples e charmoso, aguça nossas memórias afetivas e transmite aconchego e encanto.
Primeiro, vamos esclarecer algumas diferenças nos termos utilizados.
Retrô – são réplicas ou peças feitas nos tempos atuais que se utilizam de formas, linhas e cores que eram fortemente utilizadas em outras décadas – principalmente nas de 50, 60 e 70.
Vintage – são objetos originais que tenham sido fabricados e comercializados há pelo menos duas décadas atrás. Na palavra temos a dica: Vint – 20 , Age – idade.
Antiguidades – objetos com mais de 100 anos de idade.
Tendo isso esclarecido, vamos à dicas de como aderir ao estilo retrô em sua decoração.
Ideias gerais do estilo
- Abuse das formas geométricas diferentes no mesmo ambiente.
- Faça mix de estampas: floral + xadrez + listras.
- Cores mais usadas: laranja, amarelo, rosa, azul e a combinação de preto com branco e vermelho. Ao combinar é preciso cuidado para não ir para o lado cafona. A linha é tênue! Por isso, se não estiver seguro com as cores prefira ficar com as peças maiores em cores neutras e escolha apenas uma ou duas cores vibrantes para peças menores.Ou, consulte um profissional da área para consultoria.
- Vitrola, papel de parede, eletrodomésticos, pé palito, quadros com temas retrô (pin up, Hollywood) e outros artigos do tipo são muito bem vindos.
- Mobiliário com predominância de linhas retas. Sofás longos, encosto baixo, puffes com pé palito.
Retrô na Sala
Escolha móveis com as características já mencionadas e aproveite para utilizar alguma peça vintage que seja herança da família. Na decoração vale apostar em uma vitrola, uma máquina de escrever, um regador que possa servir como cachepot e etc.
As paredes não exigem muito refinamento e acabamento e tijolos aparentes podem dar o toque que faltava. Remetendo à casas antigas que não possuíam muitas tomadas, vale até passar instalações elétricas por condutores sobre as paredes, conforme mostra a inspiração abaixo.
Retrô no quarto
Penteadeira, molduras, papel de parede, colchas, almofadas e quadros. Estes são os principais ítens que darão o ar retrô ao seu quarto.
Camas de ferro podem ser um achado incrível para quem quer implantar esse estilo na decoração do quarto. No exemplo abaixo, os ítens retrô se integram a uma parede com acabamento em cimento queimado, dando um ar urbano à composição.
Retrô na Cozinha
Uma cozinha retrô, acho que é a parte mais fácil de caracterizar. Aposte nas cores vibrantes e eletrodomésticos com características retrô. A pia com cortina vai te posicionar bem no auge deste estilo e com certeza ficará um ambiente muito personalizado e alegre. Você pode usar prateleiras e expor louças, usar quadros e potes de condimentos e mantimentos. Tudo isso vai ajudar a caracterizar uma cozinha retrô. Caso tenha uma cozinha com azulejos vintage, conforme abaixo: que sorte! Já tem a base perfeita!
Banheiro retrô
Até mesmo aqui é possível usar o estilo retrô. O preto e branco nesse ambiente já é uma receita bem prática de retrô. Se você tiver/encontrar louças e metais no estilo: acertou em cheio! Armários em metal ficam bem dentro da proposta, bem como o uso de plantas, azulejo só no box até o teto e o restante em meia parede, azulejos decorados…
Esse estilo fica lindo em qualquer ambiente!
Espero que através dessas breves explicações eu possa ter lhe ajudado a esclarecer o que é esse estilo tão bacana de decorar e que com as dicas você consiga aplicar aí na sua casa.
Muito obrigada pela leitura e até semana que vem!