ACONTECE NA SERRA DO RIO

Festival de Luzes ilumina Nova Friburgo durante celebração de seu 206º aniversário

Festival de Luzes ilumina Nova Friburgo durante celebração de seu 206º aniversário

Entre os dias 6 e 25 de maio, Nova Friburgo se transformará em um espetáculo de luzes com a realização do LUMI – Festival de Luzes. O evento, que ocorrerá na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no coração da cidade, é uma iniciativa da FAUNO – Arte e Cultura em meio às comemorações do 206° aniversário do município.

Inspirado em renomados festivais internacionais, como o Geneva Lux, na Suíça, e o Fête des Lumières, na França, o LUMI apresentará nove instalações artísticas que utilizam a luz como matéria-prima durante 20 dias de programação. Além de oferecer um espetáculo visual, o LUMI prioriza a sustentabilidade. Todas as instalações utilizam luzes de LED, que oferecem maior eficiência energética. Além disso, um mecanismo especial acende as obras apenas durante a noite, otimizando o consumo de energia ao longo do evento.

Gustavo Portella, idealizador do Festival, compartilha: “A ideia do LUMI surgiu após minha visita ao Geneva Lux. Como friburguense, sentia falta de eventos que oferecessem experiências visuais impactantes em espaços públicos na cidade. A escolha da Praça Dermeval Barbosa Moreira se deu por sua localização estratégica, próxima ao centro comercial e à rodoviária urbana. Queremos que o público tenha um momento de contemplação e encantamento em meio à agitação do dia a dia”.

Sob a curadoria do renomado artista Guto Nóbrega, o Festival propõe uma imersão luminosa que transcende o cotidiano. “Estamos constantemente envoltos por luzes, naturais e artificiais, enquanto permanecemos fechados em nossas cavernas mentais”, destaca Guto. As instalações, apresentadas pela primeira vez no município, foram criadas por artistas locais, estaduais, nacionais e até mesmo internacionais da América Latina.

Entre os participantes estão nomes como Artur Cabral, Coletivo Resistência Artística (Mario Moreira, Tiago Vianna e Cherman Serafim), Diego Alberti, Fernando Velázquez, Hugo Richard e Natali Tubenchlak, Nubia Gremion, Tosth, Vamoss, Guilherme Durão e Vigas. Cada um deles foi desafiado a conceber intervenções que cativassem o público e proporcionassem uma experiência lúdica e única.

A edição deste ano conta com o patrocínio da Energisa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto também recebe apoio cultural do Instituto Energisa e da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento em www.lumifestival.com.br e siga o perfil do LUMI no Instagram (@friburgolumifestival).

Datas: 6 a 25 de maio
Local: Praça Dermeval Barbosa Moreira, Centro, Nova Friburgo – RJ

Artistas Participantes: Artur Cabral, Coletivo Resistência Artística (Mario Moreira, Tiago Vianna e Cherman Serafim), Diego Alberti, Fernando Velázquez, Hugo Richard e Natali Tubenchlak, Nubia Gremion, Tosth, Vamoss, Guilherme Durão e Vigas

Curadoria: Guto Nóbrega

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.