Festival ‘O Corpo Negro’ começa nesta quinta (9) no Centro Cultural Sesc Quitandinha
O Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis, dará início, a partir de quinta-feira, 9 de maio, à programação do festival de dança O Corpo Negro, organizado pelo Sesc RJ. Este evento, um dos maiores do gênero no país, chega à sua quarta edição trazendo espetáculos concebidos e apresentados por artistas negros, selecionados através de um edital afirmativo. Além das performances de dança, o CCSQ também exibirá filmes integrantes da mostra do festival. Essas atrações são gratuitas e serão realizadas em outras 8 cidades do estado.
A abertura da mostra audiovisual no CCSQ será marcada pela exibição do filme “Othelo, o Grande”, que retrata a vida e obra de um dos maiores atores e comediantes do Brasil. Ele quebrou barreiras significativas para um ator negro na primeira metade do século XX, colaborando com figuras proeminentes do cinema mundial. Essa exibição está agendada para quinta-feira, 9 de maio, no Café Concerto, às 19h.
A sequência de exibições cinematográficas continua na semana seguinte com os curtas voltados para o público infantil: “Idu – O Astronauta Masaai”, que narra as aventuras de um personagem a partir de uma favela do Rio, e “Geração Alpha”, que apresenta a história de Rebeca, uma ávida leitora tentando convencer seu amigo Marcelo a mergulhar em um livro. Esses filmes serão exibidos nos dias 14, 15 e 16 de maio, às 11h, e 19 de maio, às 16h.
A mostra também incluirá os curtas “Um transe de dez milésimos de segundos” e “Corpos invisíveis”, no dia 14 de maio, às 15h, e “Você já tentou olhar nos meus olhos?” e “Uma tarde pra tirar retrato”, no dia 15 de maio, às 15h. Em 16 de maio, serão apresentados em sequência “Égun”, “Ramal”, “Remendo” e “Escasso”, às 15h. A obra “Sabotage: maestro do Canão” encerrará a mostra de filmes no CCSQ, no mesmo dia, às 18h. Para sinopses detalhadas, acesse www.ocorponegro.com.br.
O CCSQ será palco de três espetáculos de dança, com início em 17 de maio, às 20h, com a performance “Originais do Charme na Área”, uma viagem pela trilha sonora e passos clássicos dos bailes de charme dos anos 80 e 90. No dia seguinte, 18 de maio, Romulo Galvão e Junior Melo se apresentarão com o espetáculo “Salomão” às 20h. No dia 19 de maio, às 16h, Mayara Assis apresentará “Arruaça”, um exercício poético dançante e portátil que busca fortalecer a identidade cultural.
Oferecendo ainda mais oportunidades de participação, o público poderá se inscrever na oficina “AfroUrbanidade: Conexões Culturais”, com Felipe Laureano, abordando house dance e hip hop dance. As oficinas acontecerão nos dias 14 e 15 de maio, às 19h, com inscrições através do formulário online .
O festival de dança O Corpo Negro começou em 28 de abril no Rio de Janeiro e percorrerá outras 8 cidades do estado. A programação se estenderá até 31 de maio, incluindo unidades do Sesc RJ, escolas, universidades e espaços públicos, com obras de 32 grupos de diversos estados brasileiros. Todas as atividades são gratuitas, com ingressos disponíveis nos locais, sujeitos à lotação. Confira a programação detalhada no site.
“Nesta quarta edição, o projeto apresenta vogue, funk, afro, hip hop, samba, charme e outros gêneros. O Sesc RJ reafirma o seu compromisso com a pluralidade e com o protagonismo negro na dança, em todas as suas dimensões, diversidade e repertórios. Procuramos garantir políticas culturais com continuidade e consistência, visando possibilitar o crescimento de uma sociedade consciente e atuante, que busque relações étnico-raciais em bases justas e equânimes”, afirma André Gracindo, analista técnico de Artes Cênicas do Sesc RJ.
Além da programação do festival, o público também terá a oportunidade de visitar a exposição “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, a mais abrangente mostra dedicada exclusivamente à produção de artistas negros. Com curadoria de Igor Simões, a exposição estará em cartaz até 27 de outubro.
Serviço:
- Festival de dança O Corpo Negro no CCSQ
- Data: 9/5 a 19/5
- Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ)
- Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha, Petrópolis – RJ
- Programação completa em www.ocorponegro.com.br
- Inscrições para oficinas em https://encurtador.com.br/jsuwD
- Visita à exposição: terças a domingos e feriados, das 10h às 17h
- Entrada franca