Filme “Chacrinha: O Velho Guerreiro” abre o III Festival de Petrópolis
O evento é aberto ao público e será realizado no Palácio Quitandinha entre os dias 28 de novembro e primeiro de dezembro.
O Festival de Petrópolis, evento que reúne cinema, cultura e entretenimento desde 2016, chega à sua terceira edição exibindo na sua abertura um dos filmes mais esperados dos últimos meses: “Chacrinha: O Velho Guerreiro”, do diretor Andrucha Waddington. O longa-metragem é inédito em Petrópolis e a cidade serviu de locação para algumas cenas importantes da trama que conta a história do icônico apresentador e radialista. A exibição será no Palácio Quitandinha, no dia 28 de novembro, às 20h30, e contará com a presença de parte do elenco. O Festival de Cinema de Petrópolis é totalmente gratuito e vai acontecer até o dia primeiro de dezembro.
De acordo com o curador Alexandre Macedo, o festival tem como missão principal exaltar a importância da preservação de nossa história e memória e também fomentar o planejamento e a prospecção de um futuro melhor no cinema, nas artes, na cultura e na vida brasileira. “O nosso lema é: preservar o passado, olhando para o futuro”, afirma Alexandre.
Além da exibição de outros filmes inéditos na mostra de longas-metragens, o III Festival de Petrópolis preparou também mostras paralelas, que vão contar com produções infantis, curtas-metragens realizados por profissionais e alunos de cinema da cidade, além de uma mostra com filmes franceses, que será realizada no restaurante Clube do Filet, na Rua Ipiranga. A programação completa do festival já está disponível no site oficial: www.festivaldepetropolis.com
Durante o evento, também vai acontecer o “Circuito ArtCine Gastronômico”, onde alguns restaurantes e estabelecimentos comerciais desenvolveram um prato especial para o festival inspirados em um filme de sucesso. Todas as criações são harmonizadas com cervejas artesanais da cidade e o cliente que consumir a novidade terá a oportunidade de comprar um prato decorativo, desenvolvido especialmente para essa ocasião, intitulado de prato “ArtCine Gastronômico”. A obra de arte foi feita pelo artista plástico Cocco Barçante, em parceria com a Cerâmica Luiz Salvador. A ação é realizada em parceria com o Pólo Gastronômico do Valparaíso Gourmet, onde empresários dos setores de gastronomia e hotelaria se reúnem para valorizar e fortalecer e economia do bairro Valparaíso.
De acordo com as organizadoras, o Festival de Petrópolis é um movimento em prol do audiovisual. “Um espaço para o encontro de amantes e fazedores de cinema. Um lugar para se debater novas formas de mercado, captação e estética. Um festival que abraça o cinema autoral e comercial, além de ser uma oportunidade de trazer para Petrópolis filmes que provavelmente não chegariam nos cinemas da cidade”, diz Daniela. A expectativa para esta edição, é que cerca de 8.000 pessoas circulem pelo evento durante o festival. “Em relação ao evento realizado no ano passado, a nossa ideia é dobrar este número em 2018”, afirma Luciana Pacheco.
Firmando o compromisso com a área social, o III Festival de Petrópolis manteve para este ano o projeto “Visão do Futuro”, que vai beneficiar diversas crianças de escolas públicas, oferecendo para elas consultas médicas e exames específicos para verificar se possuem alguma deficiência visual. Após este levantamento, caso seja apresentada alguma necessidade, a criança vai ganhar um óculos de grau. O projeto surgiu da parceria entre o Festival de Petrópolis e a Oftamoclínica e só é possível graças ao patrocínio de empresas como a Essilor, Óticas Carol, CMsatisloh e Laboratórios Petrótica, a colaboração da AFIPE (Associação Filantrópica de Petrópolis), apoio do Chez Cox e Maria Maria e o auxílio da Prefeitura de Petrópolis, das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e do Instituto Municipal de Cultura e Esportes.
SOBRE A PROGRAMAÇÃO
O III Festival Imperial de Cinema de Petrópolis exibirá 11 longas-metragens. O filme de abertura será “Chacrinha: O Velho Guerreiro”, de Andrucha Waddington. E a programação também destaca as ficções nacionais “10 Segundos para Vencer”, de José Alvarenga Jr; “Sequestro Relâmpago”, de Tata Amaral; e “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues. Em parceria com a Cinemateca Francesa, serão exibidos os clássicos franceses: “O Batedor de Carteiras”, de Robert Bresson, e “Os Guarda-chuvas do Amor”, de Jacques Demy.
A Mostra GloboNews/Globo Filmes destaca documentários biográficos: “Todos os Paulos do Mundo”, sobre o ator Paulo José, dirigido por Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira; “Marcia Haydée”, de Daniela Kallman, sobre a vida da bailarina, coreógrafa e diretora de balé; e “Henfil”, que resgata a vida e obra do cartunista, jornalista e ativista brasileiro Henrique de Souza Filho.
A programação inclui também longas infanto-juvenis como o nacional “Tudo por um Popstar”, de Bruno Garotti, com Maisa Silva, Mel Maia e Klara Castanho; e a animação franco-belga “O Quadro”, de Jean-François Laguionie.
Para acompanhar todas as novidades do evento, basta acessar os perfis oficiais na internet:
Site: www.festivaldepetropolis.com