Grupo Teatro Povo do Cafundó comemora 25 anos com mostra artística em Petrópolis
Ação cultural reunirá atividades variadas e pelo Centro e distritos de Petrópolis
A Mostra de Teatro 25 Anos, Grupo Teatro Povo do Cafundó – Arte e Resiliência vai movimentar a cidade com uma série de interações artísticas pelo Centro de Petrópolis e distritos. As atividades serão diversas para o público de todas as idades, realizadas nos dias 23, 24 e 25 de agosto e 15 de setembro, com entrada gratuita. O público poderá conferir espetáculos teatrais adulto e infanto-juvenil, contações de histórias, atividades artísticas, oficinas de teatro para a terceira idade, performances e oficinas de dança afro.
A Mostra, que é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Municipal de Cultura, com recursos do Edital Alan Sask, percorrerá espaços diversos, entre os quais o Centro de Cultura Raul de Leoni, o CEU da Posse e o bairro Vila Rica. “A mostra pretende fazer o que o Grupo Teatral Povo do Cafundó fez ao longo dos 25 anos, que foi levar a arte para todos os espaços na cidade e fora dela”, destacou a diretora do grupo Simone Gonçalves, ressaltando que em Petrópolis, o grupo sempre esteve presente em eventos de relevância, em escolas públicas e particulares levando arte, cultura e educação.
Além das atividades, a Mostra contará com vídeos de artistas que ainda fazem ou que já fizeram parte da trupe. O Grupo Teatral Povo do Cafundó foi fundado em 1999 pelos atores Sandro Rabello e Simone Gonçalves. “Nesses 25 anos, o grupo contou com muitas conquistas, mas também com muitas dificuldades para continuar a sua trajetória, mas se manteve resistente e mostrou resiliência em ocasiões que pediam renovação e recomeço”, reforçou Simone.
Mostra Povo do Cafundó 25 Anos contará com atividades diversas
As ações começam no dia 23/8, às 9h30, no CEU das Artes, na Praça Corta Rio, na Posse, onde o elenco formado por Christiane Carvalho, Lu de Oliveira, Renan Miranda, Pedro Reis, Vania Moreira, apresentará o espetáculo a Rosa que Gira a Roda. Com texto de Flávia Savary e direção de Simone Gonçalves, o espetáculo narra a história de Rosa Acácia Margarida Miosótis Lilás Alfazema que, de menina pobre e órfã, passa a salvadora do povo de Vila Aurora, que acabou congelando por causa de tanto mau humor. No mesmo dia e local, haverá contação de histórias com Ariel Barbosa, às 14h e atividades artísticas com Simone Gonçalves.
No dia 24/8, as atividades serão no Centro de Cultura Raul de Leone e começa às 15h, com a Oficina de Teatro para a Terceira Idade, com Christiane Carvalho; às 17h, o público poderá participar de uma performance poética; às 18h, terá Oficina de Dança Afro, com Soninha Maracanã; às 19h, haverá performance artísticas com Artemisia; e às 19h30, haverá apresentação do espetáculo Rainhas e Quariterê, do Brasil e do Mundo – com jovens do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH).
No dia 25/8, o grupo reapresenta a Rosa que Gira a Roda, às 16h, no Centro de Cultura Raul de Leoni.
Programação
23/8 – CEU da Posse
9:30 – Apresentação de A Rosa que Gira a Roda
14h – Contação de Histórias, com Ariel Barbosa
– Atividades diversas ao longo da tarde com Simone Gonçalves
24/8 – Centro de Cultura Raul de Leoni
15h – Oficina de Teatro para a Terceira Idade, com Christiane Carvalho
17h – Performance Poéticas
18h – Oficina de dança afro, com Soninha Maracanã
19h – performance Artística com Artemisia
19h30 – Teatro: Rainhas de Quariterê, do Brasil e do Mundo com jovens do CDDH
25/8 – Centro de Cultura Raul de Leoni
16h – Apresentação teatral de A Rosa que Gira a Roda