ACONTECE NA SERRA DO RIO

Grupo Teatro Povo do Cafundó comemora 25 anos com mostra artística em Petrópolis

Grupo Teatro Povo do Cafundó comemora 25 anos com mostra artística em Petrópolis

A Mostra de Teatro 25 Anos, Grupo Teatro Povo do Cafundó – Arte e Resiliência vai movimentar a cidade com uma série de interações artísticas pelo Centro de Petrópolis e distritos. As atividades serão diversas para o público de todas as idades, realizadas nos dias 23, 24 e 25 de agosto e 15 de setembro, com entrada gratuita. O público poderá conferir espetáculos teatrais adulto e infanto-juvenil, contações de histórias, atividades artísticas, oficinas de teatro para a terceira idade, performances e oficinas de dança afro.

A Mostra, que é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Municipal de Cultura, com recursos do Edital Alan Sask, percorrerá espaços diversos, entre os quais o Centro de Cultura Raul de Leoni, o CEU da Posse e o bairro Vila Rica. “A mostra pretende fazer o que o Grupo Teatral Povo do Cafundó fez ao longo dos 25 anos, que foi levar a arte para todos os espaços na cidade e fora dela”, destacou a diretora do grupo Simone Gonçalves, ressaltando que em Petrópolis, o grupo sempre esteve presente em eventos de relevância, em escolas públicas e particulares levando arte, cultura e educação.

Além das atividades, a Mostra contará com vídeos de artistas que ainda fazem ou que já fizeram parte da trupe. O Grupo Teatral Povo do Cafundó foi fundado em 1999 pelos atores Sandro Rabello e Simone Gonçalves. “Nesses 25 anos, o grupo contou com muitas conquistas, mas também com muitas dificuldades para continuar a sua trajetória, mas se manteve resistente e mostrou resiliência em ocasiões que pediam renovação e recomeço”, reforçou Simone.

As ações começam no dia 23/8, às 9h30, no CEU das Artes, na Praça Corta Rio, na Posse, onde o elenco formado por Christiane Carvalho, Lu de Oliveira, Renan Miranda, Pedro Reis, Vania Moreira, apresentará o espetáculo a Rosa que Gira a Roda. Com texto de Flávia Savary e direção de Simone Gonçalves, o espetáculo narra a história de Rosa Acácia Margarida Miosótis Lilás Alfazema que, de menina pobre e órfã, passa a salvadora do povo de Vila Aurora, que acabou congelando por causa de tanto mau humor. No mesmo dia e local, haverá contação de histórias com Ariel Barbosa, às 14h e atividades artísticas com Simone Gonçalves.

No dia 24/8, as atividades serão no Centro de Cultura Raul de Leone e começa às 15h, com a Oficina de Teatro para a Terceira Idade, com Christiane Carvalho; às 17h, o público poderá participar de uma performance poética; às 18h, terá Oficina de Dança Afro, com Soninha Maracanã; às 19h, haverá performance artísticas com Artemisia; e às 19h30, haverá apresentação do espetáculo Rainhas e Quariterê, do Brasil e do Mundo – com jovens do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH).

No dia 25/8, o grupo reapresenta a Rosa que Gira a Roda, às 16h, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

23/8 – CEU da Posse

9:30 – Apresentação de A Rosa que Gira a Roda

14h – Contação de Histórias, com Ariel Barbosa

– Atividades diversas ao longo da tarde com Simone Gonçalves

24/8 – Centro de Cultura Raul de Leoni

15h – Oficina de Teatro para a Terceira Idade, com Christiane Carvalho

17h – Performance Poéticas

18h – Oficina de dança afro, com Soninha Maracanã

19h – performance Artística com Artemisia

19h30 – Teatro: Rainhas de Quariterê, do Brasil e do Mundo com jovens do CDDH

25/8 – Centro de Cultura Raul de Leoni

16h – Apresentação teatral de A Rosa que Gira a Roda

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.