Guia de plantas de fácil cultivo para quem não tem jardim – Parte 2
Colunista Fernanda Lopes
Dando continuidade ao post da semana passada, hoje trago o restante da lista com mais 10 plantas lindas e que se adaptam facilmente ao cultivo em vasos e floreiras. Caso não tenha lido a parte 1, considere começar por ela.
11. Dinheiro em penca
A planta Dinheiro em penca também conhecida como Tostão. Ela é composta de folhas miúdas que formam arranjos super fofos e a crença popular sugere que ela atrai dinheiro…
Cuidados:
Seu cultivo é feito tanto em luz indireta como em sol pleno e as regas podem ocorrer todos os dias, principalmente nos meses quentes.
Amiga do seu pet.
12. Jiboia
Para cultivo em casa, prefira ela pendente em vaso suspenso. Fica um charme! Posicione ela em locais altos para decorar com aquela linda cascata de folhagens.
Cuidados:
Essa planta requer pouca luz natural e as regas podem ser feitas ao menos duas vezes por semana.
Apresenta risco para pets e crianças se ingerido.
13. Clorofito
O Clorofito é fácil de cuidar e pode ser cultivado em vasos e floreiras. Tem um visual bem alegre quando preenche bem o vaso onde está plantada.
Cuidados:
Gosta de locais com meia-sombra ou sol pleno. Faça regas regulares, evitando que a terra fique seca.
Amiga do seu pet.
14. Bromélia
As Bromélias são resistentes e podem ser cultivadas em vasos. É uma planta tropical e ama calor e umidade. Possuem variedade de formato de folhas e cores de flores. Compre em local de confiança, pois sua extração na natureza é ilegal.
Cuidados:
Gosta de regas regulares, procure plantá-las em locais com luz indireta, pois os raios solares podem queimar suas folhas.
Amiga do seu pet.
15. Onze-horas
A onze-horas é uma planta muito resistente e seu cultivo pode ser feito tanto em canteiros com em vasos de plantas. Ela não tem época de floração, o que te garante flores para o ano inteiro. Possui uma grande variedade de cores. Seu nome é devido a uma particularidade: suas flores abrem próximo do horário de maior incidência solar (perto das 11h) voltando a fechar quando o sol vai indo embora.
Cuidados:
Esse espécie gosta de muito sol. Em canteiros, regue de duas a três vezes por semana. Em vasos as regas podem ser menos frequentes.
Muito perigosas se ingeridas por animais.
16. Comigo-ninguém-pode
Pode ser cultivada em vasos, cresce bem lentamente. A folhagem é bonita e possui diferentes tons de verde na mesma folha. Acredita-se que a planta tem o poder de transmutar energia negativa em positiva. É muito utilizada em ambientes comerciais.
Cuidados:
Aprecia muita luz indireta e umidade.
Alta toxicidade para animais e crianças.
17. Begônia
Pode florescer o ano inteiro em ambientes quentes. No Feng Shui, esta planta significa fertilidade, felicidade, cordialidade e delicadeza. As folhas são “rendadas” e as flores de uma delicadeza que encanta.
Cuidados:
Para o seu crescimento saudável procure posicioná-la em locais com luz indireta e evite excesso de água.
Apresenta risco para pets e crianças se ingerido.
18. Orquídea
São milhares de tipos, formas, flores e cores. Algumas são mais resistentes e duráveis que outras. A delicadeza de suas flores confere elegância e beleza a qualquer ambiente! A frequência da floração também varia de acordo com o tipo.
Cuidados:
Procure posicioná-la em local iluminado, mas sem sol direto. As regas podem ser feitas de duas a três vezes por semana.
Pesquise a toxicidade de acordo com a espécie que adquirir.
19. Kalanchoe
Também conhecida como Flor da Fortuna, a Kalanchoe se apresenta em muitas formas e cores diferentes. Pode ser cultivada em pequenos vasos e floreiras. Ela ama sol e quando fica em local favorável aumenta a quantidade de florações por ano.
Cuidados:
Essa espécie deve ser plantada em locais que recebam sol pleno ou meia-sombra. As regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco.
Apresenta risco para pets e crianças se ingerido.
20. Costela de adão
Uma planta que está muito em alta na decoração. Com sua folhagem exuberante, ganhou espaço na decoração de interiores, principalmente em ambientes com decoração em estilo boho, escandinavo e minimalista.
Cuidados:
Luz indireta e regas regulares (mantenha o solo sempre úmido).
Apresenta risco para pets e crianças se ingerido.
Encerro aqui esta listagem com 20 plantas de fácil cultivo para você que não tem quintal ou jardim. Espero que a lista seja útil e que você se inspire e finalmente possa criar sua pequena floresta urbana.
Um abraço e até semana que vem!