ACONTECE NA SERRA DO RIO

HISTÓRIA DE PETRÓPOLIS É TEMA DE TEATRO/LIVE NESTE SÁBADO

HISTÓRIA DE PETRÓPOLIS É TEMA DE TEATRO/LIVE NESTE SÁBADO

Espetáculo será transmitido ao vivo diretamente dos palcos do Teatro Santa Cecília.

Neste sábado, dia 10 de abril, às 17h nas plataformas digitais da Xdaquestão Produções a remontagem do espetáculo “Petrópolis Uma Cidade Imperial.

O espetáculo original foi montado em 2015 pela Xdaquestão Produções, através do Edital de Concorrência promovido na época pela Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio da extinta Fundação de Cultura e Turismo, hoje Instituto Municipal de Cultura e Esportes, com recursos advindos da Funarte – Fundação Nacional das Artes, que na época contou com 15 (quinze) apresentações no Theatro D. PLei Aldir Blanc, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal apresentam, neste sedro, para um público médio de 6.000 (seis mil) pessoas.

Atualmente proposta vencedora no Edital de Chamada Emergencial de Premiação nº 01/2020 “Retomada Cultural/ RJ”, promoveu uma nova pesquisa histórica, com recorte mais objetivo, elaborou um novo texto dramatúrgico, diminuiu o elenco para 08 atores em cena, criou um novo cenário, figurinos e adereços, mas promete encantar a todos como fez em 2015.

De acordo com Maurício Araújo, diretor geral da produtora, o teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer pessoa, independente da faixa etária, classe social, credo ou raça. “A sociedade clama por acesso à informação que possa ser entendida e assimilada de forma simples e clara. Acreditando nisso nós, da Xdaquestão Produções, sempre estamos a postos para criar e executar diversas iniciativas com o intuito de estabelecer mecanismos para disponibilização de informações sobre a história de Petrópolis”, afirmou.

O produtor ainda pontuou que a intenção desse projeto é a realização de um espetáculo de teatro que apresente uma seleção histórica, da forma mais neutra possível, e alinhada aos mais relevantes momentos da existência da cidade de Petrópolis e dos seus personagens ilustres, para que dessa forma o expectador possa assistir, de forma gratuita, uma atividade de entretenimento que na verdade fará papel de complementação a disseminação de conhecimento e conteúdo de qualidade sobre a cidade, sua história e as pessoas que a construíram. 

“Ao assumir a função de formadora e incentivadora da cultura popular através de instrumentos sociais capazes de alavancar mudanças em nossa cidade, através da educação e da cultura, a Xdaquestão Produções, com esse projeto, quer confirmar para a população, que somente através da transmissão de informações claras e precisas da história e da atualidade é possível mudar a realidade social”, ressaltou Maurício.

A produção afirma que a apresentação vai contar de forma exemplar as histórias mais marcantes da Cidade Imperial, desde os tropeiros que passaram por aqui, a vinda dos colonos germânicos, passando pelo Império e chegando a atualidade, possibilitando assim a maior difusão de fatos históricos e também das maravilhas naturais existentes na cidade. 

O projeto conta com a pesquisa assinada pela historiadora Maria Angela Gomes que afirma que através de uma linguagem lúdica e pedagógica o espetáculo vai retratar o que foi selecionado na pesquisa. “Elaborei uma pesquisa detalhada e baseada em fontes renomadas, momentos históricos relevantes e peculiares da história dos colonizadores e cidadãos normais e, dessa forma, vamos conseguir transmitir informações que comprovam a contribuição da cidade de Petrópolis na história do Brasil e no desenrolar da democracia nacional”, ressaltou a historiadora.

O Diretor Geral é Maurício Araújo, a Diretora de Produção e Secretária Teatral é a jornalista Carla Coelho, quem assina como assistente de produção é Rosane Guitarelli. O Diretor Artístico e  Dramaturgo é Paulo Marcos de Carvalho e no elenco estão: Andrea Dutra, Ariel Barbosa, Fabio Branco, Flávia Miranda, Jonas Raibolt, Monica Campos, Nathan Cardoso e Vania Moreira. Na ficha técnica ainda constam a Historiadora Maria Angela Gomes, supervisionando a cenografia Natália Lana, e com a mão na massa no cenário, figurinos e adereços Pryscila Dias, o assessor de imprensa Vitor Mattos, o fotógrafo Renne Raibolt, a camareira e contraregra Walkiria Diniz e o intérprete de libras e audiodescritor André da Silva Vieira.

“Estamos felizes em poder contar com um profissional habilitado para a execução da Linguagem Brasileira de Sinais, Libras, na nossa apresentação inédita, pois entendemos a importância da acessibilidade do conteúdo. Por questões técnicas incluiremos a Áudio Descrição no espetáculo e o veicularemos na segunda-feira no mesmo horário. A intenção é, dessa forma, ampliar o acesso a cegos”, comemorou.

A veiculação do projeto será realizada pelas plataformas digitais da Xdaquestão Produções no Facebook @xdaquestaoproducoes (https://www.facebook.com/xdaquestaoproducoes/), e Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC6MBZV6Wyy_k3i5RB4OFcDg).

SERVIÇO

PETRÓPOLIS UMA CIDADE IMPERIAL

Ficha Técnica:

Diretor Geral: Maurício Araújo

Diretora de produção/ Secretária Teatral: Carla Coelho

Assistente de produção: Rosane Guitarelli

Diretor Artístico/ Dramaturgo: Paulo Marcos de Carvalho

Elenco: Andrea Dutra, Ariel Barbosa, Fabio Branco, Flávia Miranda, Jonas Raibolt, Monica Campos, Nathan Cardoso e Vania Moreira.

Historiadora: Maria Angela Gomes

Cenógrafa: Natália Lana

Figurinista e Aderecista: Pryscila Dias

Assessor de Imprensa: Vitor Mattos

Fotógrafo: Renne Raibolt

Camareira e contrarregra: Walkiria Diniz

Intérprete de Libras e Audiodescritor: André da Silva Vieira

Veiculação:

Facebook: @xdaquestaoproducoes (https://www.facebook.com/xdaquestaoproducoes/)

Youtube: Xdaquestão Produções (https://www.youtube.com/channel/UC6MBZV6Wyy_k3i5RB4OFcDg

Informações 

WhatsApp: (24) 99955-2730

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.