Home Office com escrivaninha pequena – Dicas e inspirações
Colunista Fernanda Lopes
Com a crescente demanda de trabalhar e estudar em casa, entendo bem sobre a dificuldade de se destacar algum cantinho para chamar de escritório. No caso do seu espaço só te permitir o uso de uma escrivaninha pequena, veja a seguir como utilizar melhor o espaço que ela te oferece.
São diversos os modelos oferecidos no mercado hoje em dia. Com as medidas do seu espaço em mãos, confira sempre no produto que deseja, se ele vai caber no local destinado.
Evite colocar sua escrivaninha em áreas de circulação. Isso pode acarretar em dificuldade de concentração nas suas tarefas e até mesmo naqueles “flagras” da sua vida cotidiana em caso de video-chamadas e similares.
Procure um local da casa com boa iluminação natural, ventilado e com privacidade. Muitas pessoas optam por instalar suas escrivaninhas no quarto, mas se você divide o quarto com outra pessoa, vale a pena trocar umas ideias antes de se decidir por este local.
Escolhendo o Modelo
Na hora de escolher o modelo da escrivaninha, leve em consideração que tarefas pretende executar nela, o que precisa guardar, se vai usar notebook ou desktop e etc. Observe quantidade de nichos, gavetas, portinhas e outros acessórios que possam lhe ser úteis. Caso vá realizar múltiplas tarefas no mesmo móvel, considere. No caso de lhe faltar espaço horizontal na mesa, invista em nichos ou prateleiras para explorar verticalmente a parede onde ficará sua escrivaninha.
Harmonizar
Mesmo que sua escrivaninha chegue depois de todos os outros móveis, é importante que ela se integre de forma harmoniosa ao ambiente, para que fique como uma extensão daquele cômodo.
Por esse motivo, se você possui uma decoração minimalista opte pela escrivaninha pequena branca. Ela vai combinar com o restante do cômodo e gerar sensação de amplitude deixando o espaço maior do que é realmente. Caso o ambiente seja mais para o rústico você pode investir na escrivaninha pequena de madeira que assim como o tom branco, facilmente se harmoniza com os demais móveis e objetos decorativos. E seguindo essa lógica de acordo com o estilo da sua decor.
A seguir, algumas inspirações para que você monte seu home office do seu jeito!
Abaixo, um exemplo de escrivaninha multitarefas. Perceba como foi instalada próxima da janela. Com isso, recebe iluminação natural em abundância e também fica bem ventilado. A vista contribui para sua qualidade de vida. O modelo em L permite o aproveitamento do canto do quarto deixando um lado para as tarefas de trabalho e o outro setor ficou para as maquiagens. Embaixo há ainda um organizador que acrescenta mais um espaço de armazenamento ao set.
Na inspiração a seguir, a escrivaninha básica em madeira clara, recebe complementos verticais através dos nichos instalados logo acima. Estes nichos permitem que o usuário do espaço coloque arquivos, livros e até mesmo alguma decoração. Dessa forma, pode se ter tudo a mão e ainda conseguir expressar sua personalidade.
Mais uma vez, o espaço vertical é explorado. Além das gavetas baixas sob a bancada (ótimas para armazenar papéis e documentos), vemos mais uma vez o aproveitamento da parede. Desta vez com prateleiras ao invés de nichos e com mais decoração predominante em lugar de materiais de escritório. A caixa amplificada e o violão, denunciam que a decoração pode ser uma fonte de inspiração para o músico que utiliza o espaço. Os tijolinhos na parede combinam perfeitamente com o tom amadeirado claro da composição da escrivaninha.
Seguindo, uma decoração predominantemente étnica dá personalidade a essa escrivaninha. Agora vemos o espaço lateral sendo aproveitado com caixotes para armazenamento extra. Por cima uma decoração bem alegre e na escrivaninha muitos organizadores. A cadeira de bambu com almofadas de estampa étnica e a mantinha de pêlos deu o toque final a esse cantinho funcional e lindo.
Abaixo observamos uma inspiração bem sofisticada e conceitual. As formas geométricas pintadas na parede delimitam o espaço dedicado ao home office (tem matéria anterior onde ensino como pintar a parede assim) e vários elementos em metal conferem muita elegância ao conjunto. Os organizadores de canetas se integram à decoração e a plantinha ao lado deixa tudo mais aconchegante.
Espero que tenha gostado e que estas ideias lhe ajudem a montar seu home office. Um abraço e até semana que vem!