Horta ou Jardim em apê: dicas para fazer acontecer!
Colunista: Fernanda Lopes
Quando vivemos em locais com espaço limitado e sem quintal, isso nos afasta um pouco de um modo de vida mais natural, certo? Errado! Vou te provar aqui que é possível usar tempero direto da horta mesmo vivendo em apartamento!
1 – Preparo do solo
Procure casas especializadas em jardinagem para obter terra com substrato. Sua plantação não terá contato com o solo direto, portanto, é importante que suas plantas tenham nutrientes em quantidade e variedade.
Informe-se no local onde for comprar sobre adubos e frequência de adubagem para obter sucesso.
2 – Rega
Pesquise sobre o tipo de plantas que terá e qual a frequência ideal de rega para cada uma. Use plaquinhas para sinalizar quais precisarão de atenção diária, em dias intercalados e semanal.
3 – Local e Recipiente
Escolha o tipo de vaso também em acordo com o tipo de planta e com o tipo de suporte que utilizará. Tudo deve ser bem planejado em ambientes pequenos. As treliças com vasos fixados são as mais queridinhas do momento e eu acho que fica super bacana! Escolha um local onde tenha sol pelo menos em uma parte do dia. O mais indicado são as varandas mesmo. Caso não tenha uma, escolha um cômodo com abundância de iluminação natural.
Delimite o espaço que será utilizado para suas plantinhas, pare que sobre espaço para você poder curtir lá com elas.
4 – O que plantar
Existe uma grande variedade de plantas que se adaptam ao cultivo em vasos, mas segundo especialistas, as seguintes são as que têm mais chances de sucesso.
Temperos
Orégano, manjericão, manjerona, salsinha, cebolinha, alecrim, hortelã (de qualquer tipo), sálvia, coentro, tomilho e endro.
Verduras
Alfaces, rúcula, alho poró, couve, espinafre e agrião.
Legumes
Abobrinha, cenoura, beterraba, batata e rabanete.
Frutas
Morango, amora, framboesa, jabuticaba, pitanga, pimenta, pimentão e tomate.
Medicinais
Azedinha, babosa, dente-de-leão, hibisco, boldo e funcho.
Ornamentais
Suculentas, cactos, alfazema, dracena, lírio da paz, espada de São Jorge, entre outras.
5 – Reciclagem
Há ainda a opção de usar materiais reaproveitados em sua hortinha ou jardim vertical. Algumas ideias são: garrafas PET, caixinhas de longa vida, sobras de canos de PVC, potinhos de margarina, vidros e o que mais sua criatividade permitir.
Agora é só colocar as dicas em prática, se dedicar às suas plantinhas e usufruir de um manjericão bem fresquinho colhido ali na varanda. Maravilhoso, não?