ACONTECE NA SERRA DO RIO

Iara Rocha promove oficina ” O Ator em Jogo”

Iara Rocha promove oficina ” O Ator em Jogo”

A partir do dia 1 de setembro, a atriz Iara Rocha estará ministrando em Petrópolis a oficina ” O ator em Jogo”, na sede da Companhia Língua de Trapo (Rua 7 de Abril, 374). Segundo a atriz Iara Rocha, a proposta da oficina é a experimentação e a pesquisa teatral, fundamentando-se na investigação do corpo e suas falas.

11911549_10205755037689146_2004652907_n

“Sendo a matéria prima do ator o próprio corpo, entendemos que as ações que ele realiza conformam esse corpo que interage em constância com o seu psiquismo. A forma de uma atuação é a composição das diversas ações realizadas. É a estrutura de tensões e relaxamentos musculares, o jogo de vetores e contra vetores que o ator executa com seu corpo, e que resultam em um texto legível. Busca-se para o ator uma dinâmica de corpo,voz e pensamento que dê conta das múltiplas questões que queremos propor para um espetáculo. E a encenação caminha no mesmo sentido, já que é o corpo do ator que a determina”, explica a atriz, completando:  ” Nossa oficina será um mergulho na dramaturgia nacional através de nosso maior escritor,Nelson Rodrigues em sua obra . ‘A vida como ela é’ em uma vivência lúdica e rica para o trabalho do ator e do não ator, através da improvisação, dos jogos dramáticos, leitura,dicção, corpo, ritmo, dança, poesia! Uma incursão na sensibilidade humana”, diz a atriz.

A oficina custa R$150,00 (mensais) até dia 10 de cada mês. Após o dia 10 o valor passa a ser R$ 180,00.
Os interessados podem se inscrever na oficina através do e-mail iaracult8@gmail.com  ou pelo telefone (21) 99942-9944, enviando nome Completo / Idade / endereço e currículo. Todos os participantes receberão certificados ao final do curso.

Responsável pela oficina
Iara Roccha – Atriz, professora, Diretora de Produção, Membro diretora de Relações Públicas da Academia Brasileira de Poesia, Coordenadora do Ponto de Cultura da Cia Teatral Língua de Trapo – Registro Profissional nº 33.093 – Tabladiana, fez cursos e oficinas com vários nomes da cena brasileira, dentre eles: Maria Clara Machado, Hamyr Hadad do Ta na Rua, Intrépida Trupe, Ricardo Kosovsk, Elza Andrade e outros.

Atuou em diversos espetáculos como atriz desde 1998, além da participação em alguns curtas-metragens. Tem ainda um extenso trabalho como Diretora de Produção,criou e dirige desde 2000 a Escolinha Livre de Teatro Língua de Trapo. Produziu diversas montagens teatrais. Criou e produziu a Festa do Saci, manifestação em favor da cultura nacional em 2007. Organizou e produziu o desfile de Corsos em Petrópolis em 2008. Em 2009 ficou em cartaz com o espetáculo Esse mundo é uma bola…. Ora bolas! no Teatro Maria Clara Machado! Em 2012 estréia seu 1º monólogo cIÚME e fica em curta Temporada na Caixa Cultura do Rio de Janeiro, em dezembro do mesmo ano se apresenta no Fita Angra (Festival Internacional de Angra dos Reis)

Em 2014 dirigiu o espetáculo “Alguém acaba de morrer lá fora” de Jô Bilac – Prêmio do Edital da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro) em 2015 particpou como atriz convidada de Petrópolis, uma cidade Imperial, um projeto da prefeitura municipal de Petrópolis com patrocínio da Funarte.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.