III Ciclo de Debates do CAALL acontece nesta terça-feira no Museu
O segundo convidado do III Ciclo de Debates do Centro Alceu Amoroso Lima para Liberdade traz o volume 4 da série “Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos”, do professor Márcio Tavares D’Amaral. A conversa com o autor será no dia 15 de outubro no Cineteatro do Museu Imperial.
Após os livros sobre a Patrística (2015), os Gregos (2016) e os Medievais (2017), é lançado agora a obra dedicada aos Modernos (séculos XIV a XVIII). A série aborda a formação e a identidade da cultura ocidental contemporânea, recuperando suas duas fontes originais: a cultura grega, pautada no Ser e na Razão, e a cultura judaica, baseada nos fundamentos da Fé e de Deus.
O professor Márcio Tavares D’Amaral possui vasto conhecimento em Comunicação, História, Filosofia e Religião, atuando como coordenador do Programa IDEA/Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento da UFRJ acredita que os debates promovidos pelo CAALL são importantes para o entendimento do atual momento que o Brasil enfrenta.
“É um período de obscurantismo, em que o sol está se pondo, e em que talvez se queira impor ao nosso povo uma noite que não se sabe quanto tempo pode durar. Voltar à defesa de antigos ideais como a liberdade, a igualdade e o difícil valor da fraternidade, é uma oportunidade que o CAALL oferece a pensadores, artistas e militantes que precisam se encontrar e encontrar o seu público e o seu povo.” – afirma.
O Centro Alceu Amoroso Lima para Liberdade/CAAL promove o III Ciclo de Debates “Conversando com o autor”. Os encontros acontecerão em outubro e novembro. Para Maria Helena Arrochellas, diretora do CAALL, o III Ciclo, desta vez, com foco na literatura tem como objetivo refletir o importante papel da literatura no enriquecimento e fortalecimento da cultura de seu povo, fator fundamental para se construir uma nação.
Além do professor Márcio Tavares D’Amaral, o III Ciclo de Debates vai promover o lançamento do livro Minha avó seus mistérios – Memórias Inspirativas e O Marxismo ainda é útil? de Frei Betto na edição do dia 09 de novembro.
Promovido pelo Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/CAALL, unidade da UCAM, e o Museu Imperial de Petrópolis, o III Ciclo de Debates “Conversando com o autor” tem apoio da UCAM, do CEFET, da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa e da Associação de Amigos do Dr. Alceu/AADA e abordará a literatura.
Sobre o CAAL
Criado pela Sociedade Brasileira de Instrução, o Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade propõe-se a divulgar a vida e a mensagem de seu patrono, aprofundando seu compromisso com a liberdade, a justiça e os valores da pessoa humana. São objetivos do Centro:
- a) A preservação do legado deAlceu Amoroso Lima, através da organização e edição de seus escritos inéditos e reedição de suas obras;
- b) O patrocínio jurídico a manifestações que concorram para a conquista e o aperfeiçoamento dosdireitos da pessoa humana;
- c)A promoção de cursos, colóquios, seminários e debatesque difundam a visão universalista de Alceu Amoroso Lima sobre os problemas do nosso tempo, à luz de seu compromisso cristão e da sua abertura a todos os homens de boa vontade;
- d) O estudo e a pesquisa sistemática de temas relativos àliberdade e à libertação.
(Fonte: Assessoria UCAM)
Serviço
III Ciclo de Debates “Conversando com o autor”
Márcio Tavares D’Amaral lança o volume 4 da série “Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos.”
Dia: 15 de outubro de 2019
Hora: 19h às 21h
Local: Cineteatro do Museu Imperial – Rua da Imperatriz, 220. Centro, Petrópolis – RJ (acesso pelo Bosque do Imperador)
Mediação: Maria Helena Arrochellas