Inscrições para campus Petrópolis da UFF começam nesta segunda-feira
A Universidade Federal Fluminense (UFF) abre na próxima segunda-feira (11) as inscrições para o processo seletivo para 50 vagas no curso de Engenharia de Produção do campus Petrópolis, no Quitandinha, com início no primeiro semestre deste ano. As inscrições poderão ser feitas até quinta-feira (14/1) pela internet, no site do Sistema de Seleção Unificada (http://sisu.mec.gov.br). A seleção será realizada com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 18 de janeiro.
Os candidatos de Petrópolis terão a bonificação de 10% sobre a nota final do Enem, aumentando assim suas chances de ingresso à UFF. O benefício faz parte da política de inclusão regional da UFF para os campi localizados no interior do estado. A bonificação vale para os estudantes que residam em Petrópolis e tenham cursado todo o ensino médio no município. Também têm direito ao bônus os estudantes de Areal, Guapimirim, Magé, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis.
Campus Petrópolis
A instalação de uma universidade federal em Petrópolis foi possível com a atuação da prefeitura, que garantiu a infraestrutura necessária para a vinda da UFF em 2015. A prefeitura realizou todas as obras de reforma do antigo Ciep do Quitandinha e adaptação do prédio e ainda adquiriu mobiliário, equipamentos, livros, material didático e ainda foi a responsável pelos laboratórios. O primeiro curso em Petrópolis, o de Engenharia de Produção, deu início às aulas em novembro, quando foi inaugurado.
O campus é totalmente acessível com rampas e elevadores, tem acesso à internet em alta velocidade com cobertura wireless, conta com auditório, biblioteca, refeitório, quatro laboratórios temáticos, dez salas de aula, secretaria e atendimento ao aluno, coordenação de graduação, pós-graduação e do departamento de engenharia, laboratórios de Física I e II, Química e Informática, três salas de reunião, sala de professores e espaço de convivência.
Com carga horária de 3.660 horas, a grade curricular do curso está dividida em três núcleos de conteúdo. Básico: comum a todos os cursos de engenharia. Profissionalizantes: estudos necessários à formação do engenheiro de produção. Específicos: conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais para a garantia do desenvolvimento das habilidades e capacidades desejadas para o profissional da Engenharia de Produção. Além disso, 420 horas de disciplinas optativas, estágio supervisionado, projeto final e atividades complementares também fazem parte da grade curricular.
Mais informações sobre o processo seletivo estão no site: http://www.vestibular.uff.br/2016/.