Inspirações e dicas para bancada de refeições rápidas
Colunista Fernanda Lopes
No dia-a-dia é muito comum que nem sempre tenhamos o tempo que gostaríamos para apreciar nossas refeições. Com isso, vem a necessidade de um local mais prático para fazer um lanche ou uma pequena refeição sem precisar arrumar toda uma mesa.
Apesar da praticidade, uma bancada para refeições rápidas pode e deve ser um cantinho aconchegante e confortável para que mesmo um lanchinho entre as principais refeições possa ser prazeroso e realizado em um local gostoso.
Aqui trago algumas dicas para que você monte um cantinho assim na sua casa, e para isso, vamos analisar algumas inspirações do Pinterest.
Acima, vemos uma bancada montada apenas com uma chapa suspensa em suporte invisível. Vai super bem em cozinhas contemporâneas como esta. Perceba que há apenas dois lugares – é muito comum que sejam poucos lugares, pois se a família toda vai se reunir para uma refeição, utiliza-se a mesa.Note, acima da bancada, um nicho onde se guardam potes de grãos e acima dele há um armário, onde pode-se guardar os apetrechos que costuma usar para um lanchinho. Assim, fica tudo sempre à mão.
Neste exemplo, vemos um modelo bem parecido com o anterior (e realmente, elas não variam tanto assim), porém, note que a bancada está bem ao lado do fogão. Esta disposição não é recomendada, pois além de ser um local que fica muito suscetível aos vapores e gorduras que se dispersam durante o preparo das refeições, ainda é arriscado que a bancadinha acidentalmente pegue fogo. Outro detalhe a se observar aqui é que o suporte utilizado é uma mão francesa: mais uma alternativa de ferragem para fixação.
Na imagem acima vemos uma forma mais criativa e charmosa de se criar esse espaço para refeições rápidas. O cantinho alemão fica com aquele jeitinho de lanchonete e a proximidade com a janela agrada muito.
Eu, particularmente não gostei muito da cor e material utilizado no estofado, porém isso é apenas uma questão de gosto pessoal. Pois analisando de forma técnica, esse cantinho está perfeito.
Já nesta cozinha acima, observe quanta solução interessante. Um tablado eleva a mesa que fica no fundo da cozinha. Este tablado, comporta duas gavetas. A cozinha é contemporânea, mas com uma pegada retrô que deixa tudo super aconchegante. A mesa redonda, os banquinhos em madeira clara com almofadinhas: tudo isso faz com que esse cantinho seja super convidativo. A proximidade com a janela é um plus nesse set.
Neste caso vemos uma solução que é muitíssimo utilizada em cozinhas em conceito aberto.
A bancada de refeições se transforma no marco divisor de ambientes.
O fato dela ser mais alta, ajuda ainda a “esconder” possíveis baguncinhas que a cozinha possa ter e deixar a visão da sala para a cozinha um pouco mais limitada. Na foto não é possível ver, mas provavelmente esse balcão onde estão as cadeiras, possuem um armário para o lado da cozinha; o que aumenta as opções de armazenamento.
Acima uma típica cozinha de apartamento. Dessas que o morador precisa de tudo planejado para deixar as coisas práticas. O cantinho de refeições possui uma bancada com suporte dobrável, o que facilita muito no dia-a-dia, pois quando não estiver em uso, não atrapalha a circulação. Esta é uma solução muito prática para quem não tem muito espaço.
Dicas:
1 – Utilize móveis compactos, dobráveis e com soluções que possam ter mais de uma funcão na cozinha. Por exemplo: quando a bancada não estiver sendo utilizada para refeições, que possa utilizar para tarefas, ou para apoiar ingredientes ou até mesmo como escrivaninha.
2 – A estética só é importante se estiver aliada à praticidade e técnica. Por isso, não hesite em consultar um profissional para te ajudar a criar esse espaço. Além de ser super barato, vai te poupar não somente recurso financeiro, mas também te poupa aborrecimento e arrependimentos.
3 – A verticalidade pode e deve ser explorada. A parede acima da sua bancada pode ser utilizada para armários e nichos. Basta que se observe a profundidade dos móveis com relação à bancada para que tudo fique seguro. O armazenamento aéreo acaba funcionando como um tipo de “agregado” à essa bancada.
4 – Nunca, jamais negligencie a circulação da sua cozinha. Caso a instalação de uma bancada prejudique a circulação é melhor ficar sem esse recurso do que deixar sua cozinha entulhada. Uma cozinha deve ser um local fluido para que se tenha praticidade e também para evitar acidentes.
5 – Acompanhe o estilo do restante dos móveis da sua cozinha e caso ela seja integrada a outro ambiente, deve estar combinando também com este. Dessa forma ele ficará não somente prático e funcional, mas também esteticamente agradável.
6 – Cada lugar ocupa aproximadamente 60cm de largura. Então, para uma bancada de 2 lugares, utilize pelo menos 1,20 nesse espaço. Ao escolher os assentos, opte pelo que melhor se adequar. Esteja livre para escolher entre bancos, cadeiras ou banquetas: de acordo com a altura da sua bancada.
Espero que tenha curtido essas dicas e inspirações.
Caso precise de ajuda profissional para montar esse ou outros espaços em sua casa, estou à disposição pelo Instagram @fernandalopesinteriores
Um abraço e até a próxima!
VEJA OUTRAS MATÉRIAS DE DECORAÇÃO: