ACONTECE NA SERRA DO RIO

Livro conta a história dos jesuítas no Rio de Janeiro

Livro conta a história dos jesuítas no Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (21), às 19h,  será lançado no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, o livro “Os Jesuítas e o Rio de Janeiro”. A obra visita, segundo o autor,  Cesar Augusto Tovar da Silva, a memória do interior do estado ao estudar as fazendas que abasteciam o Colégio dos Jesuítas, instalado no Monte Castelo, nos primórdios da cidade do Rio de Janeiro. Um exemplo é a Fazenda de Macacu, também conhecida como Fazenda Papucaia, que nasceu de uma sesmaria doada aos padres em 1571.

capa_livro_-_os_jesuitas_e_o_rio

Cesar Augusto Tovar da Silva é pesquisador e professor de História do Colégio Santo Inácio e foi contratado pela Companhia de Jesus para desenvolver este trabalho em função das comemorações pelos 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro. “Os jesuítas tentaram voltar a produção dessa fazenda para a policultura e para a criação de gado, mas elas não vingaram. Ao perceberem que a terra era boa para o cultivo da mandioca, voltaram-se a essa atividade e a Papucaia tornou-se a mais importante fazenda do Colégio na fabricação de farinha”, disse.

Com renda revertida para a Casa dos Pobres São Vicente de Paula, em Friburgo, a noite de autógrafos será no saguão da entrada principal do Colégio Anchieta. Os livros serão vendidos por R$ 30.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.