LNCC assina, no dia 24, acordo com a China para cooperação em Bioinformática e Big Data em Ciências da Vida
No próximo dia 24 de outubro, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) receberá o Dr. Yungui Yang, Diretor do Centro Nacional de Bioinformação da China (CNCB). O evento será marcado pela assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre o LNCC, por meio do Laboratório de Bioinformática (LABINFO) e a instituição chinesa. O acordo tem como foco a cooperação nas áreas de Bioinformática e Big Data em Ciências da Vida, fortalecendo a colaboração internacional já existente em projetos de ponta.
A cerimônia de assinatura ocorrerá, às 9h30, no Auditório A do LNCC, em Petrópolis, com a presença do diretor do LNCC, Fabio Borges de Oliveira e da Coordenadora do LABINFO, Ana Tereza Vasconcelos. Após assinatura do MoU, o Dr. Yang apresentará a palestra: “Introdução ao Centro Nacional de Bioinformação da China e discussões sobre cooperação na área de Big Data em dados biológicos e médicos.”.
Com uma carreira renomada na área de bioinformática, o Dr. Yungui Yang é reconhecido por suas contribuições no estudo de metilação do RNA e foi eleito membro da Academia Europaea (MAE), uma organização científica não governamental europeia, em 2020. Este ano, ele passou a ocupar a posição de Diretor do Centro Nacional de Bioinformação da China, um dos maiores centros globais em sua área. Sua visita ao LNCC reforça a importância de parcerias internacionais para o avanço da ciência e inovação em genômica e Bioinformática.
Programação:
- 9h30: Boas-vindas e abertura com diretor do LNCC, Fabio Borges de Oliveira
- 9h40: Visão geral da colaboração nos últimos cinco anos com a Dra. Ana Tereza Vasconcelos
- 9h50: Assinatura do Memorando de Entendimento
- 10h00: Palestra do Dr. Yungui Yang e discussão com a comunidade do LNCC e LABINFO
- 11h00: Visita ao Supercomputador Santos Dumont e à Unidade de Genômica Computacional
O evento é aberto ao público interno do LNCC. Essa parceria promete fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias entre Brasil e China, promovendo avanços significativos no campo da bioinformática e da ciência dos dados aplicados à saúde e à biologia.