“Maratona Cultural” abre as comemorações dos 174 anos de Petrópolis
Maratona começa nesta quarta-feira (15) e vai até o dia 23 de março
Começa nesta quarta-feira (15) a “Maratona Cultural”, abrindo as comemorações dos 174 anos de Petrópolis com muita arte no coração da cidade, no Centro Histórico. A abertura oficial acontece às 19h, na Praça da Liberdade. Mas, às 15h já tem programação com Feira de Livros, no Centro de Cultura Raul de Leoni, que segue até 19h30 com a presença de diversos autores petropolitanos. No primeiro dia da festa ainda tem shows de Gargamel Trio, com participação de Valentina do “The Voice Kids”, às 19h30; o samba de João Felippe, às 20h30; e para encerrar a noite tem a campeã do Carnaval carioca 2017, Portela, às 22h.
“Esperamos todos os petropolitanos nessa festa da nossa Petrópolis. E para celebrar nada melhor que uma programação repleta de arte feita pelos nossos talentos locais. É uma oportunidade incrível de prestigiar o melhor que nossa cidade tem a oferecer a seus moradores e também turistas que aqui chegam”, afirma o prefeito Bernardo Rossi. “São dois dias intensos de programação especial para todos os gostos organizada com carinho pela prefeitura e Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis”, completou o presidente da FCTP, Leonardo Randolfo.
Ainda no primeiro dia da Maratona, tem Roda de Poesia e palestra ministrada pelo MiLEC sobre criação do personagem, às 15h e 18h, respectivamente no Centro de Cultura, além da Roda Cultural do CDC, às 20h, representando o segmento de cultura urbana no Rink Marowill, na Praça da Liberdade.
Diversidade cultural
No grande dia do aniversário da Cidade Imperial, na quinta-feira (16), a programação começa 9h com aula de Tai Chi Chuan na Praça da Liberdade, seguida de um aulão de ritmos às 9h45. De 9 às 12h30 e 14h30 às 17h30, o coreto vai se encher de artes visuais com atividades e performances de pinturas em materiais diversos. Já a cultura germânica estará com a dança folclórica no Rink Marowill.
No mesmo local, de 13h a 13h40, o segmento da cultura afrobrasileira, indígena e popular vai apresentar diversas manifestações artísticas. Às 11h tem “Circolando” na praça e, às 16h no Rink, o espetáculo teatral “O espantalho e o lavrador”.
Durante todo o dia, o Centro de Cultura Raul de Leoni será palco das atividades dos segmentos de literatura e audiovisual. Tem palestra 10h com Catarina Santos; 11h30 contação de histórias; 12h palestra com o presidente da União Brasileira dos Trovadores; 14h Roda de Poesia; 15h30 palestra com Rodrigo CB; 17h Roda de Leitura; 18h Bate papo com Aline Castella, sobre a “História do Cinema em Petrópolis” e 20h exibição “Cineclubes na Rua”.
Tradição na Cidade Imperial, as Bandas Marciais Wolney Aguiar e São José mostram seu trabalho às 15h no Rink Marowill. Na Praça da Liberdade, o espetáculo Hip Boi mostra a rica diversidade da junção de duas culturas. O palco recebe, ainda, apresentações com a Orquestra Ação Social pela Música, às 12h; Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, 14h; o jazz e blues de Dudu King, 16h; o chorinho do Taruíra, marcado para 18h; e encerra a noite musical o pop rock da Tokaia, que sobe ao palco às 19h30.
Confira a programação completa no site da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis: www.petropolis.rj.gov.br/fct