Médica de Petrópolis cria marca de joias de cerâmica

Da Unimed para o atelier: Rosane Banger criou sua marca de joias de cerâmica que já conquistam vitrines internacionais
Rosane Banger, vice-presidente da Unimed Petrópolis, transforma sua fuga criativa em negócio de alcance internacional, com presença em Paris, Gramado, Rio e São Paulo, e agenda de exposições em cinco países até 2025. Em abril de 2026, a marca marcará presença também em Dubai, onde Rosane vai palestrar sobre sua trajetória e expor as peças da Roban Joias e Cerâmicas.
O que começou como um refúgio criativo nos raros momentos de descanso de uma médica se transformou em uma marca de alcance internacional. A petropolitana Rosane Banger, vice-presidente da Unimed Petrópolis e primeira mulher a integrar a diretoria da cooperativa em 50 anos, é a mente por trás da Roban Joias de Cerâmica, que une design autoral, propósito social e valorização da arte brasileira.
Marca participará de exposições internacionais
Produzidas em Petrópolis, as peças já ocupam vitrines em Gramado (RS), no BarraShopping (RJ), no Shopping Ibirapuera (SP) e agora chegam também ao NorteShopping (RJ). No exterior, a estreia aconteceu em Paris, no charmoso Espaço Wilde, no bairro do Marais. Até o fim de 2025, a marca participará de exposições em cidades como Barcelona, Bruxelas, Amsterdã, Berlim e Viena, dentro do projeto Arte 100 para Todos, da Art 100 Concept, que promove a circulação internacional da arte brasileira.
Rosane também foi convidada para integrar o Cour des Arts, iniciativa de arte inclusiva aprovada pelo Parlamento Europeu. Como representante brasileira, assinará um pingente exclusivo com o símbolo oficial do projeto, que estreia em 9 de dezembro em Bruxelas e percorrerá os 27 países da União Europeia.
A história da Roban é marcada pela fusão entre sensibilidade artística e determinação empreendedora. “Criei como um alívio pessoal e acabou se tornando um caminho de expressão e conexão com o mundo”, resume Rosane. Sua trajetória inspira pela capacidade de transformar momentos íntimos em obras que carregam identidade, inclusão e impacto social e que hoje atravessam fronteiras.