Meditação em dose dupla no Museu Imperial e no Trono de Fátima
Neste sábado, 31 de março, o Projeto Meditação para Todos promove dois encontros de meditação: o tradicional encontro do museu às 10h com o tema – Caminhe e o Caminho se Abrirá; e a Meditação da Lua Cheia, às 17h30, no Trono de Fátima, no Centro de Petrópolis.Os encontros são gratuitos e não é necessário saber meditar, e os encontros contam com uma palestra e com três meditações. É recomendado levar algo para forrar o gramado e mesmo quando chove há meditação, nesse caso na sala da locomotiva.
O projeto foi concebido e é conduzido por Miguel Berredo, e visa levar a prática da meditação para o maior número de pessoas, ação local com visão global por uma cultura de paz.A motivação do Projeto Meditação para Todos é levar a meditação para locais públicos, comunicando que a prática é para todos e pode beneficiar cada um onde quer que esteja. O projeto começou há mais de dois anos,no dia 18 de abril de 2015, e o feedback tem sido muito positivo. Há amplitude social, etária, pessoas de todas as idades, religiões e sem religião participam.O projeto tem três pilares: visão, meditação e ação. O trabalho interno vai resultar em uma sociedade mais amorosa e livre. O senso de felicidade ou infelicidade não surge tanto pelo que acontece externamente, mas pelo significado que nós damos ao que acontece.
Segundo Berredo, o mundo externo é inseparável do mundo interno e como nós caminhamos no mundo é a consequência dessa relação. “Se estivermos internamente em meio a paisagens perturbadoras, inevitavelmente o mundo que aparecerá externamente será desconfortável; nossa visão determina o que vemos”, diz.“A cultura de paz só será realizável se nós estivermos equilibrados emocionalmente; mais leves e menos impulsivos nas nossas respostas aos acontecimentos diários das nossas vidas”, completa Berredo.
Foto Museu – Alexandre Ioras
Foto Meditação da Lua Cheia (Trono de Fátima) – Maria Hennies