Minimalismo: dicas para aderir ao estilo
Por Fernanda Lopes – colunista –
Mais do que um estilo de decoração, um estilo de vida, o minimalismo vem ganhando espaço na preferência das pessoas que buscam uma vida mais prática, com consumo consciente e sem lugar para o acúmulo.
Sabe aquela frase: “menos é mais”? Ela é a síntese do estilo minimalista cuja ideia principal é eliminar os excessos e preocupar-se apenas com os elementos fundamentais. Ou seja, manter somente o que é essencial, tanto em estética quanto em funcionalidade.
Uma das características principais do minimalismo é a organização. A simetria é bem vinda, mas não obrigatória. Outro ponto a ser observado é a utilidade dos objetos. Se não tem uma função própria, é dispensável.
No minimalismo se priorizam peças de qualidade, atemporais: o que garante a durabilidade e incorpora o ideal do consumo consciente.
Puxadores acoplados, formas sem relevos, portas corrediças, laca, cores neutras: tudo isso contribui como elementos clean para o seu ambiente minimalista.
Deverá ser cauteloso na escolha dos eletrodomésticos, pois eles precisam ser funcionais e também possuir algum apelo decorativo, pois que terão maior destaque. Já os objetos decorativos são dispensáveis, a não ser que possuam alguma dupla função ou estejam dispostos de maneira que “quebre” a monotonia das cores neutras – como almofadas coloridas, quadros de preferência telas grandes com temas abstratos e etc.
Agora vamos aos principais passos para aderir o estilo minimalista sem maiores dificuldades:
- Descarte: Separe somente as coisas que realmente são funcionais e te tragam uma sensação de bem-estar. Se não cumprir esses requisitos, descarte.
- Planeje: Selecione um espaço para cada coisa, cada atividade e priorize a funcionalidade e circulação. Atenção às dimensões dos elementos que vai utilizar para que a circulação seja ampla e liberada. Isso é muito importante no minimalismo e por isso a ampla utilização de móveis planejados nesse estilo..
3. Decore: Cada objeto deve ser elevado ao nível de grande bem-estar e funcionalidade. Faça-os brilhar, transmitir relaxamento, tranquilidade e personalidade.
4.Cores: quanto mais claro melhor: cores claras transmitem amplitude e facilitam a propagação da luz – outra característica minimalista. As cores mais utilizadas neste estilo são: branco, preto, cinza e alguns outros tons neutros encontrados nos pisos, portas, plantas e etc como o castanho (madeiras), o verde (plantas) e o amarelo (iluminação e madeiras), por exemplo.
5. Materiais: Madeira, mármore, vidro, cromado, espelho, inox e granito ganham destaque nas decorações minimalistas. No piso, são bem vindos: madeira, pedra, cimento queimado e cerâmica natural.
Espero que esta breve explanação seja útil para você que está pretendendo se atirar nesse estilo de decoração que vem ganhando muito espaço, principalmente pelo que prega: o consumo consciente e a praticidade, que permite que você usufrua sua casa e sua vida de maneira mais natural.